Presidente vietnamita Tran Dai Quang morre aos 61 anos - WSCOM

menu

Política

21/09/2018


Presidente vietnamita Tran Dai Quang morre aos 61 anos

Foto: autor desconhecido.

O Vietnam sofreu nesta sexta-feira (21) uma dolorosa perda com a morte do presidente da República e membro do Birô Político do Partido Comunista (PCV), Tran Dai Quang, aos 61 anos.

Quang foi eleito em 2 de abril de 2016 pela Assembleia Nacional e até seu falecimento exerceu o cargo com brilhantismo e alto sentido do dever.

Nos últimos tempos suas aparições públicas foram raras porque estava gravemente enfermo. Em finais de agosto reapareceu em atividades da presidência depois de mais de um mês ausente.

Tran Dai Quang nasceu em 12 de outubro de 1956 e se filiou ao Partido Comunista do Vietnã em 26 de julho de 1980.

Sua carreira política foi ligada à área da Segurança Pública. Desempenhou altas responsabilidades militares e políticas no Ministério da Segurança Pública.

Entre abril de 2006 e janeiro de 2011, Quang foi membro do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã e do Comitê Permanente do Comitê de Segurança Pública Central, assim como vice-ministro da Segurança Pública.

De janeiro a agosto de 2011, foi membro do Birô Político do Partido Comunista e do Comitê Permanente do Comitê Central do Partido.

Entre agosto de 2011 e março de 2016 foi confirmado como membro do Birô Político e eleito membro do Conselho de Segurança Nacional e Defesa.

Em 2011 foi nomeado ministro de Segurança Pública e em 2012 foi promovido a general.

Tran Dai Quang também foi deputado à Assembleia Nacional e subdiretor do Comitê Diretor Central da luta contra a corrupção e do Subcomitê Central de Proteção de Política Interna.

Nos próximos dias a Assembleia Nacional convocará uma sessão especial para eleger o novo presidente do país.

Brasil 247