Presidente de Burkina Fasso abandona capital e foge para cidade natal - WSCOM

menu

Internacional

15/04/2011


Presidente abandona capital

Burkina Fasso

Foto: autor desconhecido.

O presidente de Burkina Fasso (pequeno país localizado no noroeste da África), Blaise Compaoré, abandonou a capital Uagadugu e viajou para sua cidade natal, que fica a 30 km, depois do início de um movimento de protesto em vários quartéis.

O presidente seguiu para Ziniaré, ao norte de Uagadugu, segundo uma fonte militar.

Compaoré, que governa o país há 24 anos, mora no palácio presidencial da capital, onde teve início o protesto na noite desta quinta-feira (14).

O movimento começou em um quartel no perímetro do palácio presidencial, onde os soldados atiraram para o alto, antes de chegar a outro quartel situado a três quilômetros de distância.

Segundo uma oficial do regimento presidencial, que pediu anonimato, o protesto é motivado pela irritação dos soldados com o não pagamento de um auxílio moradia que havia sido prometido.

Um protesto similar já havia sido registrado no fim de março, com tiros e saques às lojas. Depois dos incidentes, Compaoré se reuniu com os militares e anunciou o fim da crise.

Burkina Fasso, que fica na região semiárida ao sul do deserto Saara, é um dos países mais pobres do mundo e possui a pior taxa a alfabetização. Mais de 80% da população do país depende da agricultura de subsistência, altamente vulnerável à escassez de chuvas. Sua população é de maioria islâmica.

Notícias relacionadas