Presidente da Venezuela marca primeira visita oficial a Dilma para 10 de maio - WSCOM

menu

Internacional

06/04/2011


Presidente da Venezuela no Brasil

1ª visita

Foto: autor desconhecido.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deve fazer a primeira visita oficial a Brasília após a posse da presidente Dilma Rousseff no próximo dia 10 de maio, informaram nesta quarta-feira (6) fontes oficiais.

A data foi negociada por ambos os governos após alguns problemas de agenda e imprevistos que até agora haviam impedido um encontro, explicaram à Agência EFE porta-vozes do governo.

Chávez esteve em Brasília no dia 1º de janeiro para a cerimônia de posse de Dilma, com quem teve um encontro breve e protocolar. O presidente havia previsto uma reunião com a nova governante para o dia seguinte, mas o encontro foi adiado pois o líder teve que retornar com urgência a Caracas. Naquele momento, a Venezuela enfrentava uma situação de emergência gerada pelas fortes chuvas.

Em seguida, foi colocada a possibilidade de uma reunião entre os dois durante a Cúpula América do Sul-Países Árabes que estava marcada para fevereiro em Lima, capital do Peru, mas que foi cancelada por conta das revoltas no Egito e outras nações.

Chávez pensou ainda em aproveitar a viagem que fez no final de março pela Argentina, Uruguai e Bolívia, mas Dilma já havia previsto uma visita a Portugal neste período e, por isso, o encontro será realizado finalmente em maio.

O Brasil e a Venezuela têm uma forte relação bilateral, com planos de cooperação em diversas áreas sociais e econômicas e uma crescente troca comercial que em 2009 alcançou a soma de R$ 4,3 bilhões (US$ 4,68 bilhões).

Em fevereiro, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, visitou o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, com quem acertou buscar fórmulas para intensificar a relação entre os países, sobretudo nas áreas de mineração e petróleo.

Notícias relacionadas