Prêmio ABCA divulga a lista dos vencedores em 2016 - WSCOM

menu

Entretenimento

26/04/2017


Prêmio ABCA divulga a vencedores

CONFIRA

Foto: autor desconhecido.

A Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA – anunciou, no último dia 24 de abril, os nomes dos artistas visuais, curadores, críticos, autores e instituições culturais vencedores do Prêmio ABCA (lista abaixo), segundo avaliação de seus membros. A premiação anual contempla dez categorias que apontam os destaques do cenário das artes visuais que mais contribuíram para a cultura nacional em 2016.

Os prêmios são atribuídos pelo resultado da votação de cerca de 150 associados, em escala nacional, a partir das indicações que cada um envia para discussão e aprovação em Assembleia Geral da entidade (realizada neste ano em 16 de março). A votação foi feita por cédula rubricada com as indicações aprovadas e a apuração dos resultados é realizada por uma comissão de associados, com a participação da diretoria. A abertura dos envelopes lacrados contendo os votos foi realizada, hoje, dia 24 de abril, no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura – em São Paulo.

O troféu criado pela artista Maria Bonomi será entregue aos premiados no dia 23 de maio, terça-feira, às 20h, em cerimônia no Teatro do SESC Vila Mariana. O Prêmio ABCA ainda põe em evidência personalidades por meio de homenagens e aponta destaques no cenário das artes plásticas.

VENCEDORES:

Prêmio Gonzaga Duque (crítico associado pela atuação durante o ano) Raul Córdula

Prêmio Sérgio Milliet (crítico por pesquisa publicada) Mirian de Carvalho: A brasilidade na pintura de César Romero. Salvador: Expoart, 2016.

Prêmio Mario Pedrosa (artista contemporâneo) José Rufino

Prêmio Ciccillo Matarazzo (personalidade atuante no meio artístico) Justo Werlang

Prêmio Mário de Andrade (crítico de arte pela trajetória – filiado ou não) Tadeu Chiarelli

Prêmio Clarival do Prado Valladares (artista pela trajetória) Abraham Palatnik

Prêmio Maria Eugênia Franco (curadoria pela exposição) Fernando Cocchiarale e Fernanda Lopes pela curadoria da mostra “Em Polvorosa – um panorama das coleções MAM Rio”, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade (instituição pela programação e atividade no campo da arte)

Serviço Social do Comércio (SESC) – Brasil

Prêmio Paulo Mendes de Almeida (melhor exposição)

Francisco Brennand – Senhor da várzea, da argila e do fogo, realizada pelo Santander Cultural, em Porto Alegre

Prêmio Antônio Bento (difusão das artes visuais na mídia)

Caderno Ilustrada / Folha de S.Paulo /Silas Marti

DESTAQUES

Giselle Beiguelmann Antonio Carelli Exposição Lasar Segal realizada pelo Museu Lasar Segall e Pinakotheke Cultural

HOMENAGENS

Maria Helena Andres Juarez Paraíso Gontran Guanaes Netto

Sobre a ABCA: A ABCA criada em 1949, é a mais antiga associação brasileira de profissionais das artes visuais. Sua fundação, no Rio de Janeiro, foi liderada pelos críticos Sérgio Milliet, seu primeiro presidente, Mário Barata, Antonio Bento e Mário Pedrosa, entre outros, atualmente, é presidida por Maria Amelia Bulhões. Sua finalidade é reunir os críticos, incluindo os profissionais da crítica de arte, pesquisadores, historiadores, teóricos, ensaístas, jornalistas, jornalistas culturais e professores de história da arte e de estética, brasileiros ou domiciliados no Brasil. Para isso, a ABCA realiza periodicamente seminários regionais, nacionais e internacionais, edita o Jornal da ABCA, e mantém o Arquivo e Laboratório de Crítica de Arte, onde trabalha a documentação da produção dos críticos de arte, desenvolve o estudo da história da entidade, debate a história e a prática da crítica de arte e a arte contemporânea. A associação colabora, ainda, com os poderes públicos e a iniciativa privada, por meio da participação em ações e realizações culturais de utilidade social e cultural que

visam despertar e intensificar o interesse do público pela arte. O sistema de premiação da associação foi criado em 1978, para destacar exclusivamente as artes visuais.

DIRETORIA 2016-2018:

Presidente: Maria Amelia Bulhões; 1ª. Vice-Presidente: Claudia Fazzolari; 2ª. Vice-Presidente: Isis Braga; 1ª. Secretária: Leila Kiyomura 2o. Secretário: Jacob Klintowitz; 1a. Tesoureira: Sylvia Werneck; 2a. Tesoureiro: Lalada Dalglish. Vice-Presidentes Regionais: Região Norte/Nordeste: Raul Córdula; Região Centro-Oeste: Maria Adélia Menegazzo; Sudeste: Marilia Andrés Ribeiro; Sul: Sandra Makowieck; Conselho Fiscal Titulares: Carlos Soulié F. do Amaral, Enock Sacramento, Lisbeth Rebollo Gonçalves Suplentes: Leonor Amarante; Maria José Justino, Neide Marcondes. Comissão de Ética: Almerinda da Silva Lopes;Icleia Cattani; Percival Tirapeli Comissão de Credenciais: Cesar Romero; Mariza Bertoli; Paula Ramos

Notícias relacionadas