Prefeitura realiza evento cultural neste domingo no Parque da Lagoa - WSCOM

menu

Paraíba

08/04/2018


Prefeitura realiza evento cultural neste domingo no Parque da Lagoa

O evento, que recebe o grupo ‘Cavalo Marinho da Paraíba’, acontece neste domingo (8), às 17h, na Praça da Família

Foto: autor desconhecido.

O Parque da Lagoa Sólon de Lucena, no Centro de João Pessoa, será espaço garantido para a cultura popular, dentro da programação do AnimaCentro.  O evento, que recebe o grupo ‘Cavalo Marinho da Paraíba’, acontece neste domingo (8), às 17h, na Praça da Família. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope). A entrada é gratuita.

A apresentação é inspirada pelas festas de reis e vai trazer o folguedo popular, que se manifesta na música e dança, para a valorização e preservação de expressões autênticas da cultura popular em João Pessoa. Cada momento do espetáculo apresenta significados e tem como enredo as lendas, romances, narrativas de figuras fantásticas, heróicas e animais glorificados.

O grupo conta com cerca de 20 participantes, que vai desde brincantes a músicos. Na dança de roda, entra cena os personagens do boi, que é o elemento principal, o cavalo marinho, damas, galantes, entre outros. A parte musical contará com os instrumentistas Zé Erminio (rabeca), Zé do Bandeiro (bandeiro), mestre Bastos (sanfona) e mestre Reinaldo (sabumba). A direção é de José Bento.

AnimaCentro – O projeto garante a ampliação e manutenção de uma agenda de atividades artísticas para dar ainda mais vida aos espaços históricos resgatados e revitalizados na região onde João Pessoa nasceu. Este é o maior projeto de intervenção cultural já realizado, unindo revitalização e dando sentido à ocupação da área central da Capital.