Prefeitura realiza atividades de conscientização sobre alimentação saudável e proteção ao meio ambiente - WSCOM

menu

Paraíba

11/09/2018


Prefeitura realiza atividades de conscientização sobre alimentação saudável e proteção ao meio ambiente

Foto: autor desconhecido.

Oitenta alunos com idades entre dois e cinco anos do Centro de Referência de Educação Infantil (Crei) Santa Clara, no bairro Castelo Branco participaram, nesta terça-feira (11), de aulas práticas de educação ambiental e alimentação saudável. O projeto, que beneficia 13 mil alunos, é desenvolvido em todas as 85 creches da Rede Municipal para estimular a prática do consumo de alimentos saudáveis e a importância do equilíbrio ecológico.

Como exemplo, os alunos da creche Santa Clara realizaram a colheita de vegetais como alface e berinjela, nesta terça. Durante a atividade prática, os pequenos recebiam orientações sobre a importância do consumo de vegetais. A primeira-dama da Capital, Maísa Cartaxo, acompanhou a atividade junto com a secretária de Educação, Edilma da Costa Freire.

Durante o processo de colheita, Maísa Cartaxo reforçou que o projeto da PMJP não é só plantar e colher, mas estimular uma consciência ambiental. “O que eles aprendem aqui vai ser refletido na casa deles. Acreditamos que esse contato desde cedo pode ajudar a construir cidadãos mais conscientes dos problemas ambientais e conectados com uma alimentação saudável”, relatou.

Neste mês de setembro, os alunos das creches têm participado da colheita dos alimentos – nas hortas são plantados legumes e verduras. Após o plantio, as crianças também participam do processo de cozimento. “É importante eles terem a noção de que nós cozinhamos os alimentos que eles plantaram e colhem. Essa é a contribuição que a escola tem que dar à alimentação saudável. Os alunos também entendem que precisamos do meio ambiente para nos alimentarmos corretamente”, explicou Francineide Ribeiro, coordenadora da Educação Infantil da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Etapas – O alimento que é colhido na horta, vai para a cozinha onde passa por todo o processo de higienização e em seguida é servido no almoço das crianças. A atividade começa na sala de aula onde é explicada a importância e o valor dos legumes. Em seguida, as crianças fazem visitação no terreno, participam da irrigação e da colheita.

Notícias relacionadas