Prefeitura inaugura três farmácias populares hoje - WSCOM

menu

Paraíba

26/06/2006


Prefeitura inaugura três farmácias popul

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estará inaugurando três farmácias populares nesta segunda, 26. O prefeito Ricardo Coutinho inaugura o primeiro estabelecimento, às 9h, na Rua Joaquim Pires, 371, Bairro dos Ipês. Em seguida, as unidades do Rangel e Mangabeira serão inauguradas, respectivamente, às 11h e 16h.

A responsável pela implantação do Programa Farmácia Popular em João Pessoa, Rosinéa Lins de Araújo Carneiro, lembrou que o Programa Farmácia Popular do Brasil está sendo implantado em João Pessoa através de um convênio entre o Governo Municipal, Ministério da Saúde e Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), esse último responsável pela fabricação dos medicamentos que serão oferecidos à população.

“São 94 medicamentos de qualidade, fabricados pela Fiocruz e outros laboratórios privados, com preços baixos, o que representará uma economia para o usuário de, até, 90% dos valores praticados no mercado”, observou. Ela disse que o programa busca, sobretudo, ampliar o acesso da população aos medicamentos.

Os medicamentos oferecidos são classificados como essenciais, ou seja, aqueles inseridos na atenção básica para o tratamento de doenças, como, por exemplo, asma, depressão, enxaquecas e diabetes. Rosinéa Carneiro destacou que outro benefício das farmácias populares está centrado na não interrupção do tratamento das pessoas de baixa renda que, em muitos casos, não conseguem arcar com o preço dos medicamentos. “Com o baixo custo dos medicamentos, o usuário não irá interromper o seu tratamento”, esclareceu.

Todas as pessoas poderão adquirir medicamentos nas farmácias, desde que apresentem uma receita médica ou odontológica. O propósito é evitar a automedicação e o farmacêutico ou técnico ter a certeza do produto que está vendendo, bem como ter controle do estoque. Cada Farmácia Popular possui 10 funcionários, sendo três farmacêuticos, balconistas e demais técnicos. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados as farmácias populares abrem das 8h às 12h.

Localização das farmácias

Bairro dos Ipês: Rua Joaquim Pires, 371, ao lado do Mercado do Bairro dos Estados.

Rangel: Avenida 2 de Fevereiro, 443, próxima à Ladeira do Varjão

Mangabeira: Avenida Josefa Taveira,1812, em frente ao Centro Cultural de Mangabeira

Notícias relacionadas