Prefeitura de João Pessoa realiza X Mostra de Talentos da Pessoa Idosa - WSCOM

menu

Saúde

28/09/2017


PMJP realiza X Mostra de Talentos

IDOSOS

Foto: autor desconhecido.

Muita alegria e descontração associada à música, dança, poesia e peças teatrais com intuito de fomentar a socialização cultural dos idosos que participam da assistência na rede municipal de saúde. Assim será a X Mostra de Talentos da Pessoa Idosa, que acontece nesta sexta-feira (29), a partir das 8h30, no Centro Cultural de Mangabeira. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Realizado anualmente, o evento visa revelar, através de atividades artísticas e lúdicas, os talentos da pessoa idosa e promover um envelhecimento ativo e saudável, com o aumento da autoestima e da ampliação da rede social dos idosos.

“A ação contará com atividades físicas desenvolvidas pelo projeto João Pessoa Vida Saudável e apresentações musicais, de dança, poesia e teatro idealizadas e executadas pelos idosos”, destacou a técnica da seção de Saúde do Idoso, Natália Damasceno.

Os idosos que irão se apresentar nessa Mostra de Talentos representam os cinco distritos sanitários, dos seguintes serviços: Grupos de Idosos da Atenção Básica, do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (CAISI), do Centro de Referência de Cidadania de Mangabeira e Clube da Pessoa Idosa.

Durante a programação, serão ofertados serviços como: Argiloterapia, Auriculoterapia, orientações nutricionais e de saúde bucal, verificação de pressão arterial, tudo isso realizado por profissionais que atuam na Rede de Atenção Básica do Município. A atividade contará também com a parceria do Centro Cultural de Mangabeira que realizará o ‘O Dia de Beleza’ para as participantes.

“Este evento faz parte da programação municipal em comemoração ao dia do idoso, organizada pela equipe do Conselho Municipal de Direitos do Idoso, a qual participará do evento e na ocasião estará disponível para prestar informações a este público”, ressaltou Natália Damasceno.

Saúde do Idoso – A Secretaria Municipal de Saúde tem o cuidado em qualificar os profissionais que atuam na rede de saúde para que o atendimento à pessoa idosa seja efetivo e de qualidade, compreendendo que esse público representa 14% da nossa população.

A rede municipal de Saúde atende aos idosos por meio das 195 equipes de saúde da família (ESF), quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), três Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), três Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cepics), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi). Eles também recebem atendimento de órtese e prótese, realizado pelo Cais de Jaguaribe, além do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), assistência farmacêutica e de toda a rede hospitalar.

Na rede de assistência também são ofertadas atividades físicas nas praças através do projeto João Pessoa Vida Saudável e grupos de convivência por meio das equipes de saúde da família. Para ter acesso aos serviços, o idoso deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência.

Programação:

Grupo Alegria de viver – Dança;
Grupo Idosos em Ação – Bandinha;
Coral do CAISI;
Grupo BIA – Bem estar, independência e autonomia (CAISI);
Grupo dinâmico cultural;
Grupo de Terapia Comunitária da USF Santa Clara – Teatro;
Grupo de dança do Clube da Pessoa Idosa. 

Notícias relacionadas