Prefeitura de Bayeux conclui oitavo pregão presencial e faz uma economia de 25% - WSCOM

menu

Paraíba

25/10/2005


Prefeitura de Bayeux conclui oitavo

Conforme relatório final da Comissão de Licitação da Prefeitura Municipal de Bayeux, a nova sistemática de compras públicas (pregão presencial), que vem sendo adotada pela administração do prefeito Jota Júnior, gerou uma economia de aproximadamente 25% aos cofres públicos, que em números absolutos supera os R$ 100 mil para a aquisição de produtos destinados ao setor Ação Social. A oitava versão do pregão, em Bayeux, foi iniciada na sexta-feira,21, e concluída ontem, na Secretaria de Saúde do município.

A primeira experiência da Prefeitura de Bayeux com o pregão presencial ocorreu no mês de julho, quando foram adquiridos sete lotes de medicamentos, instrumentos e materiais hospitalares para a Secretaria de Saúde. Desta vez, as compras realizadas foram destinadas à Secretaria do Trabalho e Ação Social – Setras que adquiriu materiais de consumo para as creches mantidas pela Prefeitura, tais como: gêneros alimentícios não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal, utensílios de cozinha, vestuário diversos e materiais de expediente e recreação. “Esse oitavo pregão esteve divido em oito lotes, no total de 243 itens”, afirmou o pregoeiro, José Franco da Nóbrega Farias, lembrando que apesar da economia gerada, a quantidade e os produtos se mantiveram inalterados.

Franco destacou ainda que a metodologia do Pregão da Ação Social, em Bayeux, obedeceu a uma ordem. Primeiro foi efetuado o credenciamento das empresas que desejavam dar os lances, ao mesmo tempo em que os representantes de cada empresa entregaram dois envelopes lacrados ao pregoeiro. Os envelopes deviam conter a proposta e os documentos comprobatórios de regularidade da empresa. Encerrado o credenciamento, todas as propostas eram abertas e lidas, na presença dos representantes. Por fim, selecionaram-se as três melhores propostas, pelas quais as empresas foram adjudicadas.

O prefeito de Bayeux, Jota Júnior, comemorou os resultados obtidos e disse estar mais uma vez satisfeito com a sistemática adotada. “Em tempos de má ingerência de recursos públicos e tantas falcatruas, a Prefeitura de Bayeux dá um exemplo de moralidade e transparência ao adotar os pregões”, disse o prefeito. Ainda de acordo com Jota Júnior, a economia real do município superou a margem esperada, que girava em torno de 15% a 20%, e a presença salutar de distribuidores e fabricantes, sediados em outros estados do País, mostrou o quanto é importante para o empresariado participar de forma justa e transparente de um processo licitatório.

Jota Júnior disse ainda que continuará com essa sistemática em outras secretarias. “No processo de pregão o acesso às licitações está ao alcance de todos, propiciando benefícios a fornecedores, poder público e população”, enfatizou o prefeito Jota Júnior, que desde julho adota essa sistemática de compras no município. “Inicialmente, fizemos isso na Secretaria de Saúde, agora adotamos para compras na Ação Social e, em breve, quero ampliar para as demais secretarias”, finalizou Jota Júnior.

Notícias relacionadas