Prefeito lança pacote de obras para reestruturar Saúde da Capital; investimento - WSCOM

menu

Política

30/08/2005


Prefeito lança pacote de obras

O prefeito Ricardo Coutinho anunciou esta manhã um pacote de obras para reestruturar a saúde municipal. Os recursos – R$ 7 milhões – vão bancar a construção de 28 Unidades de Saúde da Família e a reforma e ampliação de três centros e dois hospitais (veja relação).

O prefeito também anunciou a instalação de seis farmácias populares, que entrarão em operação através de convênio firmado com o Ministério da Saúde.‘Vamos descentralizar os serviços e aproximar as consultas especializadas da população’, garantiu Coutinho.

O prefeito e o vice, Manoel Júnior, fizeram duras críticas a administração de saúde do ex-prefeito Cícero Lucena.

‘A Secretaria de Saúde tinha uma marca: comprava e não pagava’, denunciou o vice-prefeito. ‘Em janeiro, os gestores estavam tirando dinheiro do próprio bolso porque não tinha um saldo positivo nesta Prefeitura’, completou Ricardo Coutinho.Incrementos – A secretária de Saúde, Roseana Meire, se limitou aos dados. Ela mostrou pesquisa feita pelo SIAB (sistema de Informação da Atenção Básica) apontando aumento de 39% nas consultas realizadas este ano em relação ao mesmo período de 2004.

Os dados apresentados pela Prefeitura mostram ainda incremento na cobertura do programa Saúde da Família – 75,4% até julho contra 71,6% em 2004.

‘O sistema tem funcionado positivamente e temos conseguido ampliar a atenção básica’, confirmou a secretária.

Na apresentação, Roseana Meire também mostrou lay-out e plantas dos equipamentos de saúde que serão construídos. ‘A gente vai mudar as relações dentro da saúde, melhorando o atendimento: isso é uma decisão de gestão do prefeito Ricardo Coutinho’, garantiu a secretária.

Boa parte do investimento anunciado virão dos cofres municipais. As exceções são os recursos que serão aplicados para reformar o Hospital Valentina Figueiredo e construir o Centro de Ortopedia e Traumatologia.

O que está no pacote:

28 Unidades de Saúde da Família

6 farmácias populares

Construção do Centro de Ortopedia e Traumatologia – Mangabeira

Construção do Centro de Referência do Idoso, Hipertensão e Diabetes

Construção do Centro de Atenção Integral a Saúde – Cristo

Reforma e ampliação do Instituto Cândida Vargas

Reforma e ampliação do Hospital Valentina Figueiredo

Notícias relacionadas