Praças e parques são opções de lazer para as crianças na Capital - WSCOM

menu

Paraíba

12/10/2018


Praças e parques são opções de lazer para as crianças na Capital

Foto: autor desconhecido.

Grama limpinha, brincadeiras e muito espaço para as crianças brincarem em segurança. Este é o cenário ideal para tirar os pequenos de casa, da frente da TV ou do celular, para gastar energia ao ar livre. Em João Pessoa, parques e praças têm se tornado o destino certo do lazer de muitas famílias aos finais de semana.

A técnica em Enfermagem Aparecida Limeira combinou com as amigas e levou os filhos para brincarem na Praça da Independência, no bairro de Tambiá. A atividade foi a oportunidade para o filho, Kauan, de seis anos, fazer novas amizades.

“Quando eu soube que aqui teria as atividades, combinei com as amigas e viemos. Ele adorou e fez novos amigos”, comentou a mãe. A Praça da Independência também foi o local escolhido para a estudante Deisy Kaliana comemorar o ‘mesversário’ da pequena Sofia, que fez dois meses. Já a aposentada Rosa Lima aproveitou o final de semana para curtir mais as netinhas. “Bom ver as netinhas brincando, não querem mais sair da piscina de bolinha”, declarou Rosa.

A psicopedagoga da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) da Capital, Michelle Madruga, lembra que a brincadeiras e momentos ao ar livre são importantes para o desenvolvimento motor e também psíquico das crianças. “Brincar na natureza e em locais abertos como praças, praias, parques, estimula mais a criatividade, autonomia, relação inter e intrapessoais, e coordenação motora. São momentos que fazem com que as crianças se tornem comunicativas e felizes. A natureza leva as crianças a criarem seus brinquedos, reinventarem suas brincadeiras”, reforçou.

A especialista destaca ainda a importância da interação da família nos momentos de lazer dos pequenos. “O apoio familiar na vida de uma criança e de um adolescente faz toda diferença na vida adulta, tornando-as confiantes e seguras. Muitos pais reclamam da falta de tempo, mas tudo depende do objetivo de cada família, pois se você doar um pouco do seu tempo com qualidade aos filhos, terá uma família estruturada e presente na terceira idade”, comentou.

 AnimaCentro – Revitalizar os espaços públicos e ocupá-los com cultura. Esta é a proposta do AnimaCentro, projeto desenvolvido pela PMJP em vários pontos do Centro da Capital. Todo fim de semana tem atração cultural para todos os gostos e as crianças não poderiam ficar de fora. Na Praça da Independência e no Parque da Lagoa, atrações de teatro e circo estão na agenda para animar a criançada.

“Toda programação do AnimaCentro busca incentivar o contato das crianças com a cultura, natureza e a história da nossa cidade. Buscamos levar eventos direcionados à interatividade e criatividade para a criançada. São exemplos: brincadeiras populares, pinturas, artesanato, jogos, oficinas de brinquedos, educação ambiental, entre outras atrações”, destacou Pricila Camboim, diretora do Parque da Lagoa e coordenadora do AnimaCentro.

Ela lembrou que, além das atrações culturais, os espaços revitalizados também proporcionam lazer saudável para as crianças e suas respectivas famílias, com a realização de aniversários e piqueniques. “São lugares que proporcionam um contato maior com a natureza e belos cenários. Sentar na grama para assistir uma peça de teatro, ver um musical, desenhar, brincar, fazer um piquenique”, comentou.

Notícias relacionadas