Pós prepara para prática na gestão e desempenho de empreendimentos - WSCOM

menu

Paraíba

11/07/2018


Pós prepara para prática na gestão e desempenho de empreendimentos

Aspectos gerenciais, econômicos e práticos de obras são abordados

????????????????????????????????????

Versatilidade e visão sistêmica de empreendimentos são aspectos desejáveis para qualquer profissional da área da construção civil. A professora Evelyne Lima, mestre em Engenharia Urbana e Ambiental pela UFPB, afirma que, atualmente, os aspectos gerenciais e econômicos, além das questões de desempenho de edificações, patologias e segurança, têm sido exigências do mercado em virtude das Normas do Desempenho.

Mauri Neto é engenheiro civil e um dos estudantes da especialização em Gestão e Desempenho de Edificações do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê. A pós-graduação, para ele, representa um espaço para a ampliação dos conhecimentos sobre o mercado da construção civil com assuntos mais aprofundados e outros novos, mais específicos de uma especialização.

“O curso me surpreendeu. Está sendo muito produtivo, com os assuntos voltados a nossa realidade e com professores muito bons, com bastante experiência, que ministram as aulas com uma dinâmica voltada para o mercado brasileiro”, contou Neto, que acredita que a pós ajuda a nortear qual área seguir. “Indicaria para todos os colegas de profissão, especialmente para aqueles que pretendem seguir carreira em Edificações”, declarou.

Segundo Evelyne Lima, que é coordenadora do curso, profissionais da Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e tecnólogos em Construção Civil atuantes em gestão de obras são bastante procurados no mercado. “Uma especialização traz ferramentas de gestão, viabilidade econômica de projetos de Engenharia, o conhecimento acerca de aspectos relacionados ao desempenho da edificação, como desempenho acústico, térmico e energético, durabilidade, desempenho dos sistemas construtivos, especificações de materiais, dentre outros”, disse.

Gestão e Desempenho de Edificações no Unipê

De acordo com a coordenadora da especialização, o curso traz ferramentas que permitirão aos gestores de obras atuarem em um mercado cada vez mais competitivo, que exige cada vez mais versatilidade e visão sistêmica acerca do empreendimento.

Um bom exemplo disso é a matriz curricular da especialização, que contempla, dentre outros, os seguintes módulos: Ferramentas para Garantia e Controle da Qualidade na Construção; Planejamento de Obras com Ms-Project; Orçamentação de Obras; Viabilidade Econômica para Implantação de Projetos de Engenharia; Gerenciamento de Projetos na Construção Civil; Construção Enxuta (Lean Construction); Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais; Durabilidade e Manifestações Patológicas das Edificações; Desempenho (Estruturas de Concreto; Estruturas Metálicas e de Madeira; Execução de Revestimentos e Vedações; Sistemas de Impermeabilização; Sistemas Prediais Hidráulico-Sanitários); Engenharia de Segurança em Obras; e Gestão de Contratos na Construção Civil.

A especialização tem duração de 18 meses com aulas quinzenais, o que permite ao profissional uma flexibilidade para continuar trabalhando. As inscrições estão abertas em unipe.br/pos e são ofertadas 40 vagas. Aos concluintes, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação concederá certificação de especialista.