Pós-Doutor em Planejamento e presidente da Associação Comercial da Bahia é novo Colunista da NORDESTE e do WSCOM - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

05/06/2018


Pós-Doutor em Planejamento e presidente da Associação Comercial da Bahia é novo Colunista da NORDESTE e do WSCOM

Foto: autor desconhecido.

Novidade no mercado editorial. A partir da edição deste mês, a Revista NORDESTE e o Portal WSCOM passam a contar com a opinião de um dos mais conceituados baianos, atual presidente da Associação Comercial da Bahia e com pós graduação em Planejamento pela Universidade de Barcelona. Trata-se do empresário Adary Oliveira, uma das maiores autoridades sobre Desenvolvimento Regional do Brasil.

Na estréia, ele fala da necessidade sistêmica de construir táticas do Nordeste, através Câmaras Setoriais para gerar fortes ações estratégicas em Polos envolvendo os diversos estados.

– Poder-se-ia estudar várias outras cadeias produtivas como a da indústria têxtil, metalomecânica, de bens de capital, de celulose e papel, de transformação petroquímica e de turismo, por exemplo, criando-se Câmaras Setoriais exclusivas, coordenadas por profissionais da iniciativa privada, atuantes em cada ramo específico, comentou.

E disse mais: ” Essas Câmaras Setoriais poderiam ser apoiadas, no seu funcionamento, pelas Associações Comerciais e/ou pela Sudene e, no suporte financeiro das empresas, pelo BNB. Fica aí uma proposta inovadora, passível de ser realizada no Nordeste pela iniciativa privada, sem ingerência política de governos, capaz de criar um centro regional produtor e consumidor independente, apto a interagir com outras regiões do país em pé de igualdade em muitos setores da economia”, comentou Adary Oliveira.

Ele esteve recentemente participando do II Encontro das Associações do Nordeste em Fortaleza dialogando com todos os dirigentes, em especial o presidente da Federação das Associações Comerciais do Ceará, João Guimarães, diretor da Associação do Rio de Janeiro, Nelcy Campos Filho, e da Associação da Paraíba, Rafael Bernardino.

Notícias relacionadas