Porto de Galinhas recebe feira literária com programação gratuita - WSCOM

menu

Entretenimento

21/09/2017


Porto de Galinhas recebe feira literária

DE 21 A 24/9

Foto: autor desconhecido.

A Festa Literária Internacional de Ipojuca (Flipo) começa a programação deste ano nesta quinta-feira (21). Em sua 5ª edição, o evento ocorre em Porto de Galinhas, no Grande Recife, até domingo (24), tendo como tema o popular e o erudito na formação cultural do Brasil. O homenageado é o escritor Raimundo Carrero, que participa da programação falando sobre o que significa escrever bem.

Palestras, mesas-redondas, colóquios e conferências compõem o congresso literário chamado Porto da Palavra, eixo central da Flipo que também recebe eventos associados, como o Congresso Mundial de Engenheiros Escritores e o Encontro Pernambucano de Escritores. As temáticas do universo feminino são contempladas em atividades como a palestra “Mulheres na literatura de cordel”, de Mariane Biggio, e a mesa-redonda “Mulheres que mudaram a história de Pernambuco”.

Entre as novidades desta edição, estão o Espaço Cordel, uma área específica para as declamações e cantorias dos poetas populares, e o Flipolij, ambiente destinado às apresentações e aos lançamentos voltados para o público juvenil.

Outros destaques da programação são os colóquios sobre os 90 anos, do escritor e dramaturgo Hermilo Borba Filho, ministrados pelo professor e especialista Luís Augusto Reis, sobre o bicentenário da Revolução de 1817, em atividade coordenada por George Cabral. A programação geral da Flipo 2017 pode ser conferida aqui.

O Espaço Mágico do Faz de Conta, instalado na Praça das Piscinas Naturais, funciona das 9h às 11h30 e das 15h às 17h, oferecendo uma programação realizada por arte-educadores e professores especializados no estímulo à leitura e formação de público leitor.

Mais atividades

Também situada na Praça das Piscinas Naturais, a Tribuna das Artes abre o microfone para recitais, performances e peças literárias e musicais a partir das 17h30. À noite, o palco montado no local recebe o Show das Nove, com apresentações musicais na sexta (22) e no sábado (23). Na Alameda dos Livros, composta pelas tendas erguidas na Rua da Esperança e na Rua Beijupirá, ocorre a feira literária da Flipo, com a participação de editoras e livreiros, além de bibliotecas e livrarias instaladas em trailers.

Uma exposição de quadros de artistas plásticos pode ser conferida na Galeria Art-Flipo, enquanto o espaço Outros Olhares oferece ao público um olhar sobre o universo místico/esotérico da cultura literária através da apresentação e discussão de outras formas de compreender, sentir e mostrar o mundo.

Notícias relacionadas