PMJP lança ‘Carbono Zero’. preservação e recuperação do meio ambiente - WSCOM

menu

Paraíba

05/04/2017


PMJP lança programa ‘Carbono Zero’

NESTE DOMINGO

Foto: autor desconhecido.

A política ambiental da capital paraibana será apresentada à população no próximo domingo (9), às 16h, no Parque da Lagoa, durante o lançamento do ‘João Pessoa Carbono Zero’. O programa, elaborado pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), contém as ações da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para preservação e recuperação do meio ambiente, bem como as diretrizes para a política de desenvolvimento sustentável da cidade para o período 2017-2020.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, explicou que o programa Carbono Zero é o instrumento prático, que vai nortear as ações da PMJP para preservação e recuperação do nosso patrimônio ambiental. “O programa é um mecanismo de transparência com o qual apresentamos à população os objetivos e o planejamento da política ambiental do município. É o nosso compromisso para que todos possam usufruir de uma cidade cada vez mais saudável, mais verde, sem perdermos de vista o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Durante o lançamento será montada a Tenda Verde, com distribuição de mudas de árvores nativas e exposição de resultados de ações da Semam. Os técnicos estarão à disposição da população para esclarecer dúvidas e outras questões relativas ao programa.

Na ocasião, também será lançado o Selo de Qualidade Ambiental “Empresa Amiga do Meio Ambiente”, instrumento que a Semam vai utilizar para certificar e reconhecer as empresas e os empreendimentos que cumprirem todas as etapas do licenciamento ambiental. O selo foi desenvolvido por técnicos da Divisão de Fiscalização da Semam. Este será confeccionado em vidro e reaproveitando madeira de poda de árvores.

Carbono Zero – O João Pessoa Carbono Zero contém o detalhamento das ações de preservação e recuperação ambiental da cidade e tem como foco principal contribuir para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) produzidas aqui na Capital. As ações do programa têm um caráter prático, como atividades de recuperação ambiental das nascentes de rios e áreas degradadas, plantio e distribuição de mudas de árvores nativas e reordenamento de estabelecimentos comerciais da orla da cidade.

Já como parte das ações do Carbono Zero, a Semam promoveu o plantio de 250 mudas de coqueiros na orla do Cabo Branco e no Dia Mundial da Água deu início ao diagnóstico da nascente do Rio Cuiá. Outras ações serão desenvolvidas, como o inventário da emissão dos gases de efeito estufa (GEE). A partir desse inventário, outras ações serão incorporadas, em busca do equilíbrio das emissões poluidoras, para contribuirmos com um ambiente mais limpo e preservado, abrangendo diversos bairros da cidade.

Política ambiental – A política ambiental de João Pessoa é desenvolvida pelos técnicos da Semam, que trabalham com os eixos de pesquisa, fiscalização e licenciamento.

A equipe da Divisão de Estudos e Pesquisa (Diep) é formada por biólogo, geógrafo, arquiteto, engenheiro ambiental e engenheiro florestal, que fazem levantamentos cartográficos e geoprocessamento, com imagens de satélite, delimitando a localização de rios, Áreas de Proteção Ambiental (APP), áreas degradadas, entre outras. Esse levantamento oferece suporte para a atuação das equipes da Divisão de Fiscalização (Difi), Divisão de Controle Ambiental (DCA), Divisão de Análise (Diva) e Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar).
 

Notícias relacionadas