PMJP faz oficina de cineclubismo no Centro da Juventude de Mangabeira - WSCOM

menu

Entretenimento

11/03/2006


PMJP faz oficina de cineclubismo

PMJP faz oficina de cineclubismo no Centro da Juventude de Mangabeira

O Governo Municipal, por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e em parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas da Paraíba (ABD-PB), realizará nos dias 12 (domingo), 13 (segunda-feira) 14 (terça-feira), no Centro da Juventude Ylton Veloso Filho, em Mangabeira, uma oficina de cineclubismo, ministrada pelo documentarista Zonda Bez, que mostrará aos participantes como criar e manter um cineclube na comunidade.

A oficina constitui a segunda etapa do Projeto ‘Cine Volante’, que durante o ano passado realizou em sua primeira fase no bairro de Mangabeira, diversas exibições de vídeos seguidos de um debate entre os espectadores e um produtor presente nas sessões.

Após ter contato com a produção de audiovisual paraibana, agora a população vai poder participar de uma oficina que oferecerá noções gerais do audiovisual, com um breve histórico das principais tendências estéticas, além de explanar sobre o papel da imagem na sociedade contemporânea e a sua influência na formação das identidades nacionais, regionais e locais. Na ocasião, haverá exibições de filmes de curtas-metragens, tanto de ficção, como documentário, seguidas de uma discussão com o grupo sobre os mesmos.

Cineclubismo – Desde o começo do século passado, as pessoas interessadas em discutir o que viam nos filmes já se reuniam com o objetivo de melhor compreendê-los. Assim nascem os cineclubes como espaço de interação entre o público e a obra. Anos mais tarde, com a popularização do vídeo, as pessoas passaram a ver os filmes em casa, diminuindo significativamente os espaços de cineclubismo.

Já neste século, com a ampliação do interesse pelo audiovisual, o cineclube volta a ser lugar privilegiado para a formação de novos realizadores e a difusão do conhecimento das linguagens do audiovisual.

O Centro da Juventude Ylton Veloso Filho está localizadona rua Arnaldo Moreira de Barros, 79, Mangabeira I, por trás da Escola Estadual Luis Ramalho, e funciona nos horários das 7h às 11h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone 3214-3180.

Notícias relacionadas