Perigo continua: Defesa Civil Nacional alerta para mais problemas com chuvas na - WSCOM

menu

Paraíba

13/05/2008


Perigo continua: Defesa Civil Nacional

A chuva já causou incontáveis estragos no Nordeste, mas nem por isso vão diminuir de intensidade. A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional enviou alerta de alerta de chuva forte às defesas civis de 12 estados incluindo a Paraíba.

De acordo com o alerta, nesta terça e quarta-feira, 13 e 14, as áreas de instabilidades tropicais e os ventos úmidos que sopram do mar mantêm as pancadas de chuva em grande parte do Pará, no litoral e norte do Maranhão e Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e no litoral, agreste e brejo da Paraíba.

Persiste o alerta de que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas, especialmente, no oeste, centro-leste e norte do Pará; no litoral e norte do Ceará e na faixa litorânea e leste do Ceará.

Além disso, ventos úmidos do mar mantêm as pancadas de chuva ao longo do dia na região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e agreste pernambucano; litoral e agreste de Alagoas e no litoral e leste de Sergipe.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para o risco de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais.

Notícias relacionadas