Parlamentar sugere criação da Secretaria Estadual da Micro e Pequena Empresa - WSCOM

menu

Paraíba

26/04/2011


Secretaria da Micro e Pequena Empresa

Proposta

Foto: autor desconhecido.

Os micros e pequenos empresários da Paraíba poderão ser beneficiados com a criação de uma Secretaria Estadual específica para o setor. A propositura foi do deputado estadual, Luciano Cartaxo (PT), que apresentada na sessão desta terça-feira, 26.

O novo órgão terá entre suas atribuições o estabelecimento de diretrizes para a implementação de programas de investimentos para o setor e o fortalecimento de cooperativas de microcrédito e programas de crédito (como o Empreender – PB), além da informatização do processo de abertura de empresas de pequeno e médio porte, diminuindo o tempo para que os empresários saiam da informalidade.

A nova secretaria também vai incentivar o estabelecimento de parcerias públicas e privadas para desenvolvimento das micro e pequenas empresas e estimular o associativismo dos pequenos empresários.

“Os micros e pequenos empresários necessitam de financiamento facilitado, com juros baixos, longo prazo e sem burocracia. Este é um fator fundamental na sustentabilidade dos pequenos negócios, que são um poderoso antídoto para problemas como o desemprego e a desigualdade social, questões que levam à desestruturação familiar e à criminalidade tão crescente em nossa sociedade”, avaliou o parlamentar.

Em fevereiro, durante o Fórum dos Governadores do Nordeste, em Aracaju (SE), a presidente Dilma Roussef anunciou a criação do Ministério da Micro e Pequena Empresa, que terá como missão principal articular melhor as várias ações destinadas ao setor. Os Governos do Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Acre já estão criando as suas Secretarias Estaduais de Micro e Pequenas Empresas.

 

Notícias relacionadas