Paraná deve lançar piloto do programa Cidade Madura neste semestre - WSCOM

menu

Paraíba

11/04/2018


Paraná deve lançar piloto do programa Cidade Madura neste semestre

 O programa Cidade Madura, criado pelo Governo da Paraíba, por meio da Companhia Estadual de Habilitação Popular (Cehap) para anteder idosos, será implementado pelo Estado do Paraná ainda neste semestre.

“A partir dessa experiência, a gente vai poder começar já com um bom caminho andado, para mitigar erros e problemas, a partir da experiência trocada com o pessoal da Paraíba”, destacou o superintendente de programas da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Kerwin Kuhlemann, nesta quarta-feira (11), durante reunião na sede da Cehap, em João Pessoa.

Segundo Kerwin Kuhlemann, a boa prática de gestão pública identificada no modelo de gestão do condomínio e a promoção da integração entre os idosos residentes chamaram a atenção da comitiva do Governo do Estado do Paraná e da Prefeitura de Jaguariaíva (cidade escolhida para sediar o programa-piloto), que conheceu in loco o programa que já existe em cinco municípios paraibanos: João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Cajazeiras e Sousa; além da sexta unidade do Cidade Madura que está em fase de implementação na cidade de Patos, Sertão paraibano. Na terça-feira (10), as visitas ocorreram nos condomínios do Cidade Madura em Guarabira e em João Pessoa.

“A gente teve uma excelente imagem de um empreendimento que já foi entregue há quase quatro anos, que foi o de João Pessoa; que está em excelente estado de conservação e no qual as famílias estão felizes”, avaliou Kerwin Kuhlemann, ressaltando que o fato comprova que é uma política que dá certo, e que se trata de uma política permanente.

“Agradecemos a receptividade e a cordialidade do Governo do Estado e da Cehap, pela oportunidade de conhecer a fundo o que é o programa com todos os seus detalhes, regras e modelos”, disse ele, informando que o processo licitatório para a escolha da empresa que deve construir o projeto-piloto no Paraná será realizado até junho.

Segundo a presidente da Cehap, Emília Correia Lima, o Programa Cidade Madura vem se consolidando como exemplo de gestão pública para a pessoa idosa e, consequentemente, chamando a atenção de outros governos, bem como de universidades e até do Governo Federal.

“No início deste mês, por exemplo, recebemos a visita da Maria do Socorro Medeiros de Morais, secretaria nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – órgão ligado ao Ministério dos Direitos Humanos”, ressaltou.

A dirigente da Cehap acrescentou que o fato ratifica o sucesso do programa e o compromisso do Governo do Estado em buscar iniciativas inovadoras para melhorar a qualidade de vida da população.

Notícias relacionadas