Paraibanos encaram III Etapa do Circuito Nordeste de Hipismo - WSCOM

menu

Mais Esporte

13/05/2008


Paraibanos encaram III Etapa do

Cavaleiros e amazonas paraibanos estão na contagem regressiva para o início da terceira etapa do Circuito Norte-Norte de Hipismo 2008. O evento acontece a partir desta sexta até o domingo (16 a 18 de maio) no Jiqui Country Club, em Parnamirim, Região Metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte. Durante o torneio também serão disputadas as provas das seletivas do Campeonato Sul Americano Mirim, Pré-Júnior e Júnior, cujas inscrições estão abertas para participantes de todo o Brasil.

O Estado da Paraíba será representado por 25 conjuntos (cavaleiro ou amazona + cavalo) na etapa norte-riograndense. A presidente da Federação Eqüestre Paraibana (FEPA), Manuelina Hardman, destaca que a equipe está bem preparada para as provas:

“Nossos atletas vêm treinando com bastante empenho e o resultado desse esforço é a conquista de boas colocações no Circuito Norte-Nordeste. Nossa expectativa para a etapa do Rio Grande do Norte é a melhor possível”, declarou.

Para participar do Circuito Norte/Nordeste, todos os concorrentes, incluindo organizações militares ou federações convidadas, devem estar registrados em suas respectivas federações filiadas à CBH. As inscrições foram encerradas na última sexta-feira (09.05). Agora a participação dos atletas dependerá da confirmação por escrito da comissão organizadora. A estimativa é que a terceira etapa receba cerca de 250 conjuntos de todos os Estados do Nordeste e também do Amazonas.

As provas são divididas nas seguintes séries: Escola (categorias Preliminar, Intermediária e Principal), Extra – 1,00m (categorias Mini-Mirim, Jovem Cavaleiro B, Amador B e Aberta), Preliminar – 1,10m (categorias Pré-Mirim, Jovem Cavaleiro A, Amador A e Aberta), Intermediária – 1,20m (categorias Mirim, Jovem Cavaleiro, Amador e Aberta), Especial (categorias Pré-Júnior, Jovem Cavaleiro Top, Amador Top e Aberta) e Principal – 1,40m (categorias Júnior, Young Rider e Sênior).

Para desenhar o percurso nas pistas foi convidado o paranaense Vailton Jaci Cordeiro. O course designer internacional é o responsável por definir quantos e quais serão os obstáculos, distribuindo-os pela pista. Os conjuntos só conhecem o percurso minutos antes da prova. O presidente da Federação Norte-Riograndense de Hipismo (FNH), José Nóbrega, destaca a importância do circuito para o esporte no cenário regional:

“A região conta hoje com grandes atletas e é importante esse intercâmbio entre os Estados para a profissionalização e desenvolvimento do Hipismo no Nordeste”, afirmou Nóbrega.

A terceira etapa distribuirá cerca de R$ 25 mil em prêmios no total. Campeões, vice-campeões e terceiros colocados em todas as categorias serão agraciados com troféus e faixas, enquanto os conjuntos classificados do 1º ao 6º lugar receberão medalhas e escarapelas (condecoração para o cavalo). As competições iniciam sempre pela manhã, a partir das 8h. Estará presente aos três dias de competição o Diretor de Marketing da CBH, Eduardo Carlos, além de outros nomes da confederação.

Notícias relacionadas