Paraiba tem 124 municipios incorporados em novos programas sociais do Governo Fe - WSCOM

menu

Paraíba

29/08/2005


Paraiba tem 124 municipios incorporados

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome anunciou a ampliação de dois programas sociais para 124 municípios da Paraíba. A informação foi repassada para o governador Cássio Cunha Lima, em correspondência também encaminhada para o secretário do Desenvolvimento Humano, Armando Abílio.

Um dos programas federais a beneficiar 124 municípios paraibanos é o de “Atenção Integral à Família”, com a construção de mais 34 Casas da Família, a serem implantadas em 31 cidades do interior do Estado.

De acordo com o, que está em Brasília representando o governador Cássio Cunha Lima, a ampliação obedeceu a diversos critérios exigidos pelo governo federal, entre eles o IDH dos municípios, e foi pactuado pela Comissão Intergestora Tripartite.

Outro programa ampliado foi o Agente Jovem para 93 municípios. Esse programa é uma ação destinada a jovens entre 15 e 17 anos visando prepará-los para o mundo do trabalho, na compreensão e constatação de que é possível planejar e construir o seu próprio futuro.

Na Paraíba, o programa atinge a 58 municípios com atendimento voltado para 2.025 pessoas. Na Paraíba, existem atualmente 62 unidades localizadas em 54 municípios.

A Casa da Família foi concebida pelo Sistema Único da Assistência Social como porta de entrada para o atendimento social em cada município. O objetivo é que ela seja um local tão conhecido em uma comunidade como um centro de saúde ou uma escola.

Dentre outros profissionais, as Casas da Família contam com dois psicólogos e dois assistentes sociais. Eles recebem as pessoas que buscam atendimento e as encaminham para a rede local de proteção social, de acordo com sua necessidade. Esta rede é articulada pelo Centro de Referência, compreendendo todos os serviços sociais de uma comunidade.

Estão sendo beneficiados com as Casas os municípios de Santa Rita, Campina Grande, Sousa, Damião, Pedro Régis, Boa Ventura, Diamante, Pedra Branca, Monte Horebe, Taperoá, Capim, Catingueira, Aroeiras, Mulungu, Belém, Santa Terezinha, Borborema, Juazeirinho, São José dos Cordeiros, Serra Grande, Santa de Mangueira, Areial, Jericó, Amparo, Olivedos, Sertãozinho, Natuba, São Vicente do Seridó, Caapora, Itaporanga, e, Queimadas.

Veja a relação dos beneficiados– Santa Rita, Campina Grande, Sousa, Cajazeiras, Patos, Bayeux, Soledade, Gado Bravo, Damião, Olho d’Àgua, Pedro Régis, Boa Ventura, Diamante, Pedra Branca, Monte Horebe, Taperoá, Pitimbú, Capim, Catingueira, Riacho dos Cavalos, Aroeiras, Mulungu, Belém, Santa Terezinha, Borborema, Juazeirinho, São José dos Cordeiros, Serra Grande, Santa de Mangueira, Areial, Jericó, Amparo, Olivedos, Sertãozinho, Natuba, São Vicente do Seridó, Sossego, São José do Sabugí, Barra de São Miguel, Nova Olinda, Tavares, Manaíra, Cacimbas, Vierópolis, Água Branca, São Miguel de Taipú e São José dos Ramos.

Ainda: Desterro, Picuí, Remígio, Teixeira, Mato Grosso, Lastro, Junco do Seridó, Massaranduba, Boqueirão, São João do Tigre, Sumé, Cubati, Brejo dos Santos, Cajazeirinhas, Pedra Lavrada, Barra de Santana, Assunção, Uiraúna, São José de Espinhara, Juru, Tenório, Cuité, Malta, São Domingos de Pombal, Belém do Brejo do Cruz, São José do Brejo do Cruz, São Mamede, Passagem, Frei Martinho, Santa Luzia, Mãe d’Água, Princesa Isabel, Quixaba, Serra Branca, Gurjão, Riacho de Santo Antônio, Várzea, Caapora, Itaporanga, Queimadas, Cabedelo, Rio Tinto, Lagoa Seca, São Bento, e João Pessoa.

Notícias relacionadas