Pacientes de Santa Rita com glaucoma têm atendimento assegurado - WSCOM

menu

Política

13/07/2018


Pacientes de Santa Rita com glaucoma têm atendimento assegurado

Foto: autor desconhecido.

Mais de 1.200 pessoas de Santa Rita com problemas de glaucoma estão recebendo da Secretaria de Saúde municipal o colírio e a assistência em clínica especializada. O tratamento tem alto custo, não pode ser interrompido e era custeado pelo governo federal até o final do ano passado. O Ministério da Saúde deixou de arcar com boa parte dos recursos, repassando aos municípios a responsabilidade de 60% da despesa.

Diante da alta demanda no município e para não penalizar os pacientes, a Prefeitura assumiu o custo do tratamento com recursos próprios e realizou procedimento licitatório emergencial para garantir a continuidade da assistência aos usuários.

Maria do Desterro Fernandes, secretária municipal de Saúde, explicou que na Paraíba apenas serviços nos municípios de Campina Grande e João Pessoa estão habilitados pelo Ministério da Saúde para disponibilizar o tratamento. Os usuários de Santa Rita serão atendidos na clínica Saulo Freire, localizada na avenida Pedro I, na capital.

Ela acrescentou ainda que a Secretaria de Saúde está organizando protocolos para o acompanhamento sistemático e não mais sofrerá suspensão do atendimento. “Esta é mais uma ação assumida pelo município com recursos do tesouro. Não contávamos em nossa programação orçamentária, mesmo assim foram desprendidos todos os esforços para garantir mais esta assistência, finalizou.