Ortotrauma realiza mais de três mil cirurgias no primeiro semestre do ano - WSCOM

menu

Saúde

01/08/2018


Ortotrauma realiza mais de três mil cirurgias no primeiro semestre do ano

Dayse Euzébio

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) realizou 3.027 cirurgias de janeiro até junho deste ano.  O número representa um aumento de 6,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram realizados 2.841 procedimentos cirúrgicos.

De acordo com a diretora geral do hospital, Fabiana Araújo, o aumento do número de cirurgias se deve a fatores como o trabalho de equipe, cultura organizacional voltada a resultados e preocupação com a assistência aos usuários.

“Ao tempo que progressivamente melhoramos o atendimento, reduzimos o tempo de internação e aumentamos o número de cirurgias. Mais de três mil cirurgias em seis meses é a comprovação de uma gestão preocupada com o cidadão”, afirmou ela.

A unidade hospitalar é referência no Estado da Paraíba em cirurgia de urgência e emergência de áreas abaixo do cotovelo e abaixo do joelho, conforme pactuação firmada com o Ministério da Saúde. Só no mês de junho, foram realizadas 529 cirurgias no hospital e, dessas, 84% (444) correspondem à especialidade de ortopedia.

O Complexo Hospitalar de Mangabeira, que integra a rede municipal de saúde da Capital, também realiza pequenas cirurgias sem internamento, consultas, exames laboratoriais e por imagem, tratamentos de recuperação motora por meio do Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor) e urgência psiquiátrica por meio do Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm).