Orquestra Sinfônica Municipal faz o VII Concerto Oficial da Temporada - WSCOM

menu

Entretenimento

04/10/2018


Orquestra Sinfônica Municipal faz o VII Concerto Oficial da Temporada

Foto: autor desconhecido.

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) se apresenta, neste sábado (6), às 18h, no Auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, no VIII Concerto Oficial da Temporada. A apresentação é uma parceria da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), por meio do Centro Cultural.

Na apresentação deste sábado, a Sinfônica Municipal será regida pelo maestro Laércio Diniz, seu regente titular, e contará com a participação especial do violoncelista paraibano Felipe Avellar, solista convidado, e vai executar obras de dois compositores europeus, o tcheco Antonín Dvorak (1841-1904) e o alemão Felix Mendelssohn (1809-1847).

Abrindo a programação da noite, a OSMJP, com participação do violoncelista Felipe Avellar, vai executar o ‘Concerto para violoncelo e Orquestra em Si menor OP. 104’, de Antonín Dvorak, última obra americana do compositor tcheco, composta por encomenda do famoso violoncelista Hannus Wihan.

Depois do intervalo, a Sinfônica Municipal vai executar a ‘Sinfonia n 5 em Ré Maior Op. 107” ‘Reforma’, escrita para celebrar os 300 anos da Confissão de Augsburgo,  data importante para a Fé protestante. A obra foi concluída em 1830, data das festividades, que foram canceladas, devido aos eventos revolucionários do ano.

O regente – Maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e da Orquestra Filarmônica do Brasil (Fibra), Laércio Sinhorelli Dinizestudou violino na Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha). No Brasil teve como mestres de regência Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky. Gravou com a New Netherlands Orchestra, com a orquestra Alemã “Das Freie Orchestra Berlin” e com a “Lithuanian National Symphony Orchestra (LNSO)”. É diretor artístico do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa.

O solista – Formado em música pela Universidade Federal da Paraíba com Mestrado pela Louisiana e doutorado pelaEastman School of Music (University of Rochester), em Nova York, Felipe Avellar é professor Titular de Violoncelo do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde também leciona Música de Câmara e desenvolve pesquisas sobre a performance, pedagogia e literatura do violoncelo. Desenvolve intensa atividade como solista e recitalista, tendo tocado concertos com orquestras americanas.