Orquestra Sinfônica faz primeiro concerto oficial com regente convidado, Antôni - WSCOM

menu

Entretenimento

07/03/2006


Orquestra Sinfônica faz primeiro concert

A Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), faz seu primeiro concerto oficial, que abre a temporada de apresentações deste ano, na próxima quinta-feira, dia 9, às 21h, no Cine Bangüê do Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho.

Para reger a sinfônica paraibana, foi convidado o maestro, que também fará um solo, Antônio Del Claro, de São Paulo (SP). A entrada será franqueada ao público.

O repertório escolhido para está apresentação, mostrará três peças: Abertura – As Bodas de Fígaro e Sinfonia Haffner nº 35 de Wolfgang Amadeus Mozart, e Concerto em dó maior para cello e orquestra de Franz Joseph Haydn.

Antonio Lauro Del Claro é violoncelista e nasceu em São Paulo (SP). Desde muito cedo conviveu com a música. Aos sete anos iniciou os estudos. Teve professores renomados no Brasil, Itália, Suiça, e Paris. Classificou-se em primeiro lugar no Concurso de Verão Musical de Taomina (Itália).

Estudou em Paris, mas foi em Genebra (Suíça) que teve oportunidade de aperfeiçoar-se. Foi o mais jovem integrante da Orquestra de Câmara “Pró-Música” de São Paulo e da Orquestra Filarmônica de São Paulo, tendo sido posteriormente primeiro violoncelista da Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo e da Orquestra da USP.

Na Suíça fez parte do “Trio de Genebra” tendo realizado gravações para a Radio Suisse Romande, e se apresentado na França, Suíça e Itália. Como integrante do Artistrio (Brasil) realizou tournée pela Alemanha, onde gravou o CD com obras de Villa Lobos. Atualmente faz parte do Trio Americas, fazendo tournées pelos Estados Unidos e Brasil.

Como solista atua junto às maiores orquestras brasileiras, nos importantes centros culturais do país. Foi solista convidado da Orquestra de Câmara de Moscou, quando em tournée pelo Brasil. Como recitalista tem atuado no Brasil, França, Suíça, Itália, América Latina e EUA. Como professor, além de ter integrado o corpo docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP, na cadeira de violoncelo, realiza seminários de violoncelo e Master-Classes em diversas cidades do Brasil e EUA, participando também dos mais importantes festivais de música tais como: Festival Internacional de Curitiba, Festivais de Inverno de Campos do Jordão, Londrina e Belo Horizonte.

Anualmente é convidado pela Universidade do Missouri-Columbia-EUA para ministrar aulas de violoncelo e Master-Classes. Obteve da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) o prêmio de Melhor Solista Jovem de 67-72 e Melhor Solista de 92. Recebeu também o prêmio Carlos Gomes de 99 como Melhor Solista Instrumental.

Notícias relacionadas