Orquestra Filarmônica da UFPB faz nova apresentação na Estação Cabo Branco - WSCOM

menu

Entretenimento

20/09/2018


Orquestra Filarmônica da UFPB faz nova apresentação na Estação Cabo Branco

Foto: autor desconhecido.

A Orquestra Filarmônica Jovem da Universidade Federal da Paraíba (OFJ/UFPB) fará nova apresentação neste sábado (22), 17h, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é aberta ao público de todas as idades.

A regência é do coordenador Geraldo Dias da Rocha Júnior. No repertório desta apresentação, estão temas musicais da década de 1960, como a bossa nova. A orquestra vem realizando uma série de shows sinfônicos com a temática da bossa nova e já se apresentou no Hotel Nord Luxor, Popótamus Buffet, II FIMUS Jazz (Campina Grande) e Circuito do Frio (Bananeiras).

A OFJovem é fruto de um projeto de extensão do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que envolve cidadania e prática orquestral para estudantes de música de João Pessoa. No que se refere à cidadania, a OFJovem pretende atender à sociedade por meio de atividades musicais de formação de plateia.

O projeto nasceu no segundo semestre de 2017 e realizou seu primeiro concerto no fim do mesmo ano, no Auditório do Hotel Nord Luxxor, em João Pessoa. A OFJovem tem por motivação a retomada da tradição das orquestras estudantis da UFPB que, de 1980 até 1996, teve a professora Norma Romano como pioneira, e, de 1997 até 2015, teve como coordenadora a professora Luceni Caetano.

Os professores Guillermo Campos e Geraldo Rocha atuaram como regentes e o professor Pedro Pinto Rojas como preparador das cordas desses grupos no último período citado. A OFJovem apresentou a Messa Di Gloria (G. Puccini) no encerramento do IX FIMUS, sob a regência do maestro suíço Mathias Heep.