Órgãos Públicos assinam compromisso para compartilhar denúncias de corrupção no - WSCOM

menu

Paraíba

30/08/2005


Órgãos Públicos assinam compromisso para

Representantes de 15 órgãos públicos se reuniram na tarde desta segunda-feira na sede da Procuradoria da República na Paraíba e assinaram um termo de compromisso para transmitir informações e documentos que apontam indícios de corrupção no estado.

Segundo o Procurador-Chefe do Ministério Público Federal na Paraíba, Fábio George, cada um desses órgãos estará preparando uma lista que será encaminhada aos demais, para que se possa detectar que empresas teriam irregularidades sendo investigadas em mais de um processo.

“Quanto mais a gente avançar, quanto mais tiver gente com medo de ser preso vamos ter a certeza que vamos ter retorno para quem perde com o desvio desses recursos”, disse.Fábio acrescentou que essa troca de informações serão rápidas e ágeis, para combater os esquemas de corrupção. O trabalho vai passar a ser interligado entre essas instituições. “O que a gente vê é a necessidade de termos a participação de agentes do povo, que serão capacitados e dotados de estrutura para que esse trabalho seja realizado, esperando criar uma ONG que venha auxiliar em cada município a aplicação de recursos públicos”, disse.

Para Fábio George, o trabalho conjunto resultará ainda em um acompanhamento interno, de modo que se evite a interferência de partidos e lideranças políticas nas investigações. “Desta forma, acontece até mesmo de um órgão controlar o outro, evitando inclusive a influência política nas investigações. Nós partimos do princípio de que as pessoas e partidos passam, mas as empresas ficam”, disse.

Os órgãos que estão assinando o termo de compromisso são o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho, Delegacia Regional do Trabalho, Delegacia da Receita Federal na Paraíba, Secretaria de Finanças do Estado, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado, Controladoria-Geral da União, Advocacia-Geral da União, Instituto Nacional de Seguridade Social, Superintendência da Polícia Federal na Paraíba, Procuradoria da Fazenda Nacional, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Clique aqui para ler o termo de compromisso firmado entre os órgãos públicos na Paraíba.

Notícias relacionadas