Operação da PF busca desmontar grupo especializado em crimes pela internet - WSCOM

menu

Economia & Negócios

13/05/2008


Operação da PF busca desmontar

A Polícia Federal (PF) realiza hoje (13) em sete estados do país uma operação para desarticular uma quadrilha de criminosos que atuava pela internet. A Operação Cardume foi deflagrada em Porto Alegre e outras onze cidades gaúchas, mas os 27 mandados de prisão e 42 mandados de busca abrangem também cidades de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Sergipe.

De acordo com comunicado divulgado pela Polícia Federal, a organização criminosa obtinha senhas bancárias de forma fraudulenta, por meio de programas que capturam os dados digitados por usuários de sistemas de transações na internet. “De posse dessas informações, [o grupo] efetuava transferências ilícitas para contas de laranjas e pagamentos de contas”, explica a nota da PF.

O órgão estima que esses criminosos tenham desviado dinheiro das contas de 200 pessoas. A quadrilha foi descoberta durante a Operação Navegantes, realizada em maio do ano passado.

Na ação de hoje, foram mobilizados 215 profissionais, entre policiais federais, delegados, agentes, peritos e escrivães. Os mandados estão sendo cumpridos na capital gaúcha e em Canoas, Caxias do Sul, Cidreira, Esteio, Parobé, Pelotas, Rio Grande, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Viamão.

Nos outros estados, as ações ocorrem em Camboriú e Criciúma (SC), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Salvador e Alagoinhas (BA), e Aracaju (SE).

Notícias relacionadas