Onyx cita frase falsa de Obama para condicionar democracia aos militares - WSCOM

menu

Política

09/03/2019


Onyx cita frase falsa de Obama para condicionar democracia aos militares

Na imagem, o presidente da república Jair Bolsonaro ao lado do ministro Onyx Lorenzoni

O ministro Onyx Lorenzoni, chefe da Casa Civil, foi ao Twitter para defender a declaração do presidente Jair Bolsonaro, que disse que a democracia só existe se as Forças Armadas permitirem.

“É graças aos soldados, e não aos professores, que existe liberdade de ensino. É graças aos soldados, e não aos advogados, que existe o direito a um julgamento justo. É graças aos soldados, e não aos políticos, que podemos votar”, escreveu Lorenzoni.

O ministro afirmou que fez uma citação de frase supostamente dita pelo ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama. “A frase acima é de Barack Obama, e ele disse o obvio. Aí não teve polêmica. Mas com o presidente Bolsonaro vcs viram que aconteceu”, disse Onyx.

 

Pouco depois, o ministro corrigiu a autoria das frases, atribuindo-as a “um pensador chamado Charles Province”.

No entanto, a frase nunca foi dita por Barack Obama. Conforme reportagem do jornal Valor Econômico, o trecho citado por Onyx faz parte do poema “It Is The Soldier”, escrito pelo veterano de guerra Charles Province em 1970. O poema é famoso nos Estados Unidos e já foi citado, por exemplo, em discurso de um parlamentar americano em 2006.

As primeiras referências à versão traduzida citada pelo ministro Onyx, no entanto, são de 2011, em uma página de rede social brasileira. O perfil autor do post atribuiu as frases a trechos de um discurso do então presidente Barack Obama na cerimônia do Memorial Day, em maio daquele ano.

A transcrição do discurso e o registro da TV americana da solenidade mostram, porém, que Obama não citou em qualquer momento os versos do poema. Também não há nenhuma referência às frases em outros discursos do ex-presidente dos Estados Unidos, como mostram os arquivos da Casa Branca.

Brasil 247