Olmert diz que quer conversar com Mahmoud Abbas - WSCOM

menu

Internacional

04/06/2006


Olmert diz que quer conversar

O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, disse que vai se reunir com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, para tentar reinicar negociações de paz.

Olmert falou em uma entrevista coletiva logo depois do encontro que teve com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, em Sharm el-Sheikh, no deserto do Sinai.

Foi o primeiro encontro de Olmert com um líder árabe, desde que ele se tornou premiê.

“Espero que os palestinos aproveitem esta oprtunidade e implementem os compromissos que assumiram, de maneira que possamos continuar as negociações baseadas no ‘Mapa da Paz'”, disse Olmert, referindo-se ao plano proposto pelo “quarteto” (Estados Unidos, Rússia, União Européia e ONU) para avançar o processo de paz na região.

O premiê israelense ainda não disse quando pretende realizar o encontro com o presidente da ANP, que seria a primeira reunião entre as mais altas autoridades dos dois lados desde fevereiro de 2005, quando o então primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, encontrou-se, na própria cidade de Sharm el-Sheikh, com Abbas.

O presidente Hosni Mubarak concordou que as negociações têm de ser retomadas e evitou comentários diretos sobre o plano de definição unilateral das fronteiras de Israel, que Olmert diz que não hesita em executar se as negociações com os palestinos não avançarem.

Leia mais no site da BBC Brasil