Olimpíada do Conheimento 2008 foca na motivação paraibana - WSCOM

menu

Educação

17/05/2008


Olimpíada do Conheimento 2008 foca

Divididos em quatro grupos, com cinco componentes, os atletas-competidores se concentram. A cada dez minutos, uma nova atividade. Não há muito tempo para pensar. A agilidade e exatidão são essenciais na conquista da auto-confiança. Exercícios como esses fazem parte do Painel Motivacional: “Quem acredita sempre alcança”, destinado aos 20 alunos do SENAI Paraíba, que representarão o Estado na etapa regional da Olimpíada do Conhecimento 2008.

Coordenado pelo psicólogo, Sérgio Murillo, o painel consiste em preparar os competidores para, além do conhecimento técnico e competência, garantir um apoio emocional que vai trazer, por sua vez, tranqüilidade, reconhecimento das habilidades e redução do nível de ansiedade. Serão duas semanas de acompanhamento e exercícios para redução da tensão, stress, medo do futuro e inseguranças. A idéia é conquistar, em pouco tempo, um grau aceitável de condição emocional e psicológica para que esses jovens paraibanos enfrentem a maratona de competições. O maior desafio, portanto, é superar a si mesmo porque, mesmo com pouca idade, todos já estão comprometidos com uma grande responsabilidade. “A competitividade, sair do estado, o contato com outro nível de cultura são novos desafios para esses atletas do conhecimento. O que queremos mostrar é que a condição humana dos rivais é a mesma. Mas o desafio é bem vindo, em especial nessa faixa etária de 16 a 20 anos”, completou Murillo.

Sonally Mangueira, aluna do CT Moda Geralda Júlia Régis do SENAI/PB, que competirá na modalidade de designer de moda, é uma das duas jovens que integram a delegação da Paraíba. “A preparação é importante, porque nos ajuda a assimilar o conhecimento, ao mesmo tempo em que nos facilita a aquisição de confiança em nós mesmos”, disse.

Para o representante do SENAI Distrito Industrial de João Pessoa na modalidade de Eletricidade Predial, Felipe Ribeiro, o painel trabalha com a idéia do coletivo. “Aqui, identificamos pontos fracos e fortes, corrigimos erros e multiplicamos acertos para a conquista do sucesso”, falou.

A próxima etapa do painel será realizada em duas partes: a primeira em João Pessoa, dia 20 de maio, durante encontro dos coordenadores da Olimpíada, com os pais dos competidores. A segunda, em Campina Grande, dia 21 de maio. Informações: (83) 2101-5300.

Notícias relacionadas