Oitavas de final da Copa começam hoje; Messi, CR7 e Suárez entram em campo - WSCOM

menu

Esporte

30/06/2018


Oitavas de final da Copa começam hoje; Messi, CR7 e Suárez entram em campo

Foto: autor desconhecido.

Começam neste sábado (30), as oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia. A Argentina de Messi enfrenta a França em Kazan às 11h (de Brasília), enquanto Portugal de Cristiano Ronaldo joga contra o Uruguai, em Sochi, às 15h.

Os dois maiores jogadores deste século podem se despedir da Copa do Mundo. Por outro lado, se vencerem seus jogos, os donos dos últimos dez prêmios de melhor jogador do ano (cada um tem cinco) vão se encontrar pela primeira vez na história dos Mundiais.

Messi fez 31 anos na semana passada, Cristiano Ronaldo completou 33 em fevereiro. Convém não duvidar do que esses dois são capazes, mas parece improvável que cheguem a novembro de 2022 no Catar com as mesmas condições físicas e técnicas que ostentam hoje na Rússia.

O camisa 10 argentino não está sozinho. Nada menos do que catorze de seus 22 companheiros de time já têm trinta anos ou mais. A Copa de 2018 é frequentemente descrita como a últuma oportunidade de uma geração – algo especialmente dramático para quem perdeu três finais seguidas: a Copa do Mundo de 2014 para a Alemanha, a Copa América de 2015 e a Copa América Centenário de 2016, ambas para o Chile.

– Chegamos aqui com muita esperança, porque esta é a última chance de toda uma geração. Agora não queremos que isso acabe rápido – disse o volante Javier Mascherano, 34 anos, na prática o capitão argentino, embora seja Messi quem carrega a faixa nos gramados russos.

A acidentada campanha na primeira fase deixou os trintões argentinos em segundo lugar no grupo D, e o prêmio para isso será enfrentar a França, primeira colocada do grupo C, com uma campanha muito melhor e um time bem mais jovem.

A linha de defesa francesa – Pavard, Varane, Umtitii e Lucas Hernandez – tem média de idade de 23 anos. As outras estrelas do time também estão longe de terem na Rússia a última chance de suas carreiras, como Pogba (25 anos) e Griezmann (27). Kazan vai assistir a um duelo de gerações.

O outro duelo do dia fatalmente vai terminar com astros se despedindo da Copa do Mundo. Luis Suarez e Edinson Cavani, as duas estrelas do Uruguai, também completaram 31 anos em 2018. É inevitável que o processo de renovação da seleção uruguaia também cheque ao ataque. Maxi Gómez, 21 anos, reserva na Rússia, é um exemplo.

Algo parecido ocorre com Portugal. Cristiano Ronaldo (33) e Ricardo Quaresma (34) provavelmente cederão protagonismo para Bernardo Silva (23), Gonçalo Guedes (21), Gelson Martins (23) e André Silva (22).

França x Argentina terá transmissão ao vivo da TV Globo e GloboEsporte.com (Cleber Machado e Júnior) e SporTV (com Luis Carlos Júnior, Lédio Carmona e Ricardinho), às 11h de Brasília.

Uruguai x Portugal terá transmissão ao vivo da TV Globo e GloboEsporte.com (Luís Roberto e Roger Flores) e SporTV (com Milton Leite e Maurício Noriega), às 15h e Brasília.

França x Argentina
Oitavas de final
11h (de Brasília), Kazan, Rússia

A França passou em primeiro no Grupo C, mas sem muito brilho. Teve vitórias magras contra Austrália (2 a 1) e Peru (1 a 0), além de um empate de compadres (0 a 0) com a Dinamarca na última rodada, quando já estava classificada. O técnico Didier Deschamps tem sido cobrado por não conseguir fazer sua seleção brilhar, correspondendo à expectativa de quem espera muito de um elenco com jogadores como Pogba, Griezmann e Mbappé.

A tendência é que ele mantenha o esquema 4-3-3, com uma linha defensiva sólida que conta com um zagueiro na lateral esquerda (Hernandez), um cabeça de área (Kanté) e dois meias que desempenham papel defensivo e ofensivo (Pogba e Matuidi). Na frente, a velocidade de Mbappé e Griezmann, com Giroud como referência.

O técnico da Argentina, Jorge Sampaoli, não confirmou a escalação. Ele pode, pela primeira vez, repetir uma formação – a do time que venceu pela primeira vez nesta Copa, na última rodada, garantindo o segundo lugar do Grupo D, com os 2 a 1 sobre a Nigéria. Mas há quem aposte na entrada de Pavón no lugar de Di María, muito contestado.

– Temos variantes e possibilidades com jogadores capazes de absorver esse momento. Pavón é um deles, se adaptou muito rápido à seleção, e tem a chance de jogar como muitos outros – disse Sampaoli, nesta sexta.

A estrutura do time, porém, deve ser mantida, com um meio-campo formado por Mascherano, Enzo Péres e Banega, dando liberdade para Messi e tendo Higuaín como referência na área.

  • França provável: Lloris, Pavard, Varane, Umtiti e Hernandez; Kanté, Pogba e Matuidi; Mbappé, Griezmann e Giroud
    Técnico: Didier Deschamps
    Desfalque: Mendy (problema muscular)
  • Argentina provável: Armani, Mercado, Otamendi, Rojo e Tagliafico; Mascherano, Enzo Pérez e Banega; Messi, Di María e Higuaín
    Técnico: Jorge Sampaoli
    Desfalque: nenhum

Arbitragem:

  • Árbitro principal: Alireza Faghani (IRA)
  • Assistente 1: Reza Sokhandan (IRA)
  • Assistente 2: Mohammadreza Mansouri (IRA)
  • Quarto árbitro: Julio Bascuñan (CHI)

Transmissão:

TV Globo e GloboEsporte.com (Cleber Machado e Júnior) e SporTV (com Luis Carlos Júnior, Lédio Carmona e Ricardinho).

Uruguai x Portugal
Oitavas de final
15h (de Brasília), Sochi, Rússia

Portugal chega às oitavas de final lamentando o pênalti perdido por Cristiano Ronaldo diante do Irã – que poderia ter deixado o time na liderança do grupo E – e com a esperança de que o craque volte a repetir as atuações das duas primeiras partidas do Mundial. Com atuações criticadas nos duelos contra espanhóis, marroquinos e iranianos, o time comandado por Fernando Santos ainda busca uma exibição mais segura. E, para isso, o técnico pode, mais uma vez, fazer mudanças entre os companheiros do astro.

Depois de atuar ao lado de André SIlva contra o Irã, CR7 deve voltar a ter Gonçalo Guedes como sua dupla na frente – assim como nas duas partidas em que balançou as redes. Esta poderia sera única mudança com relação ao duelo contra o Irã, no qual o técnico luso apostou nas entradas de Adrién Silva e Quaresma no meio de campo, junto a João Mário e William Carvalho. O volante, entretanto, não tem presença confirmada depois de treinar em separado na última sexta, com dores musculares.

Do outro lado, o Uruguai vem no embalo de uma campanha histórica na fase de grupos. A sequência de três vitórias – inédita em sua trajetória em todos os Mundiais – foi concluída com uma boa atuação diante da anfitriã Rússia, deixando para trás as exibições pragmáticas contra Egito e Arábia. Por isso, para muitos, o time de Suárez, Cavani e companhia chega com mais força para o duelo contra os portugueses.

Na terceira Copa seguida no comando da Celeste, o técnico Óscar Tabárez deve retornar à formação com uma linha de quatro homens na defesa, em vez do trio usado diante da Rússia, com Coates, Godín e Cáceres. Desta forma, Laxalt ficaria na lateral, e Giménez voltaria à zaga central. No meio, Vecino, Torreira, Nández e Bentacur devem ficar responsáveis por munir a dupla de ataque. Todos, naturalmente, terão a função de parar CR7 de forma coletiva – já que Tabárez não designou ninguém especificamente para marcar o craque de perto.

– Não tem um jogador que pode pará-lo temos que trabalhar em conjunto para segurá-lo. Temos que trabalhar em conjunto. Não vamos perder o sono. Claro que vamos levar a sério, mas não vamos ficar obcecados – disse o técnico.

  • Uruguai provável: Muslera, Cáceres, Giménez, Godin, e Laxalt; Nández, Vecino, Torreira, Bentancur; Suárez e Cavani
    Técnico: Óscar Tabárez
    Desfalques: nenhum
  • Portugal provável: Rui Patricio, Cedric, Pepe, José Fonte, Raphael Guerreiro; William Carvalho, Adrién Silva, Quaresma e João Mário; Gonçalo Guedes e Cristiano Ronaldo
    Técnico: Fernando Santos
    Desfalques: nenhum

Arbitragem:

  • Árbitro principal: César Ramos (MEX)
  • Assistente 1: Marvinn Torrentera (MEX)
  • Assistente 2: Miguel Hernandez (MEX)
  • Quarto árbitro: Jair Marrufo (EUA)

Transmissão:

TV Globo e GloboEsporte.com (Luís Roberto e Roger Flores) e SporTV (com Milton Leite e Maurício Noriega)

Globo Esporte

Notícias relacionadas