Obama vence Hillary por 7 votos em prévia ignorada - WSCOM

menu

Internacional

04/05/2008


Obama vence Hillary por 7



Cáucus aconteceu no sábado, longe das atenções dos americanos

A prévia eleitoral democrata do território americano de Guam, no Oceano Pacífico, foi realizada no sábado, longe das atenções dedicadas às primárias dos Estados da Carolina do Norte e Indiana, no próximo dia 6 de maio.

O senador Barack Obama venceu a senadora Hillary Clinton por apenas 7 votos de diferença no cáucus (uma espécie de assembléia popular), tendo obtido um total de 2.264 votos contra 2.257 da rival.

Nenhum dos dois pré-candidatos fez campanha para a disputa em Guam, na qual estavam em jogo apenas 4 delegados que representarão o território na convenção nacional democrata, que será realizada em agosto, no Colorado.

Apesar da vitória, Obama terá o mesmo número de delegados que Hillary – cada um ficará com 2 representantes.

Ainda que não tenham estado presentes na pequena ilha, as campanhas dos dois pré-candidatos gravaram comerciais e entrevistas especialmente voltados para os votantes de Guam.

Base militar – A ilha é mais conhecida por sediar uma grande base militar americana e seus moradores aproveitaram a fama momentânea para reivindicar um papel mais ativo na política nacional americana.

Apesar de ter realizado o cáucus, os moradores de Guam não terão direito a voto na eleição presidencial, em novembro.

Hillary Clinton defendeu que os moradores da ilha possam votar na eleição geral e tanto ela como Obama defenderam aprimoramentos no sistema de saúde do território.

O cáucus de Guam mostra como locais outrora alheios ao processo eleitoral americano estão adquirindo importância em uma corrida eleitoral cada vez mais disputada, na qual Obama e Hillary vêm disputando avidamente por delegados.

Um total de 2.025 delegados são necessários para obter a indicação do Partido Democrata à presidência. Projeções indicam que nenhum dos dois postulantes deverá alcançar essa marca.

Obama atualmente conta com 1.724 delegados, contra 1.593 de Hillary.

Notícias relacionadas