OAB deve entregar na segunda-feira pedido para investigar Lula por mensalão - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

03/06/2006


OAB deve entregar na segunda-feira

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Roberto Busato, disse hoje que a entidade vai entregar na segunda-feira pela manhã o pedido de notícia-crime ao Ministério Público contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para que o órgão aprofunde as investigações sobre o suposto envolvimento do presidente no escândalo do mensalão. O pedido já está pronto, mas ainda deve ser analisado por Busato, que retorna do Paraná.

Caberá ao procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, decidir se aceita ou não o pedido da OAB e abrir uma denúncia contra o presidente.

A Ordem decidiu tomar essa medida no último dia 8, após rejeitar um parecer que recomendava à entidade pedir o impeachment do presidente Lula. Entre os que pronunciaram contra o pedido de impeachment, a avaliação é que não há um clamor na sociedade pelo afastamento do presidente Lula, tampouco clima político.

A entidade vai encaminhar ao procurador-geral todos os elementos considerados no parecer sobre o impeachment de Lula. O conselheiro Sérgio Ferraz, que foi o relator do parecer, sustentou que não havia como desvincular o presidente Lula das denúncias do Ministério Público Federal de que uma “organização criminosa” agia dentro do governo.

Notícias relacionadas