'O povo não é bobo e quer Lula de novo’, afirma deputado Jeová Campos - WSCOM

menu

Política

29/06/2018


‘O povo não é bobo e quer Lula de novo’, afirma deputado Jeová Campos

Foto: autor desconhecido.

A Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (28) e que traz os índices de intenção de voto para o primeiro turno da eleição presidencial de 2018, mostra em todos os cenários o favoritismo do candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Lula, que ainda não sabe se poderá sair candidato, lidera as intenções de voto com mais que o dobro do segundo colocado. A pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizada entre 21 e 24 de junho, com dois mil eleitores, em 128 municípios. A margem de erro da pesquisa, que foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral, é de dois pontos percentuais.

Na opinião do deputado estadual Jeová Campos (PSB), a liderança absoluta de Lula incomoda quem não quer sua candidatura, mas, mesmo preso e quase incomunicável, o ex-presidente mostra que tem muito fôlego e que se disputar a eleição é o favorito. “O povo não é bobo. Lula é líder isolado nas pesquisas e tem mais que o dobro da soma de votos do segundo colocado, por isso é que os golpistas querem ele preso e fora das eleições, simplesmente porque não há concorrente para Lula”, destaca o parlamentar, que reitera que eleições sem Lula, seria um outro duro golpe na democracia brasileira.

No cenário da pesquisa estimulada (quando são apresentados os nomes dos candidatos), Lula lidera com 33% das intenções de voto, seguido de longe pelo segundo colocado, Jair Bolsonaro que obteve 15%. Em terceiro lugar aparece o nome de Marina Silva, com 7% das intenções de voto e depois Ciro Gomes, com 4%. No cenário sem Lula, Jair Bolsonaro teve 17% das intenções de voto, seguido de Marina Silva com 135 e Ciro Gomes com 8%.

No cenário de Intenção de voto espontânea (quando não é apresentada uma lista de candidatos), Lula também lidera a pesquisa com 21% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro com 11% e Marina Silva e Ciro Gomes, ambos com 2%. A pesquisa também quis identificar o índice de rejeição do eleitorado em torno dos prováveis postulantes. Nesse cenário, o ex-presidente Fernando Collor lidera a rejeição com 32%, seguido de Jair Bolsonaro com 32%. Lula aparecem terceiro lugar com 31% de rejeição. O Ibope não pesquisou cenários para segundo turno.

Notícias relacionadas