Número de MEIs cresce mais de 3,1 mil na Paraíba - WSCOM

menu

Economia

22/02/2019


Número de MEIs cresce mais de 3,1 mil na Paraíba

Foto: autor desconhecido.

O número de microempreendedores individuais (MEIs) na Paraíba teve incremento de 3.155 novos registros em apenas dois meses. Os dados da Receita Federal, atualizados até o último dia 19, apontam que existem atualmente 112.441 mil MEIs no estado, enquanto em dezembro do ano passado o total era de 109.286 mil, o que significa um aumento de 2,89%. O levantamento considera os MEIs optantes do Simples Nacional. 

Em relação ao total de micro e pequenas empresas, a base de dados da Receita Federal contabiliza 42.394 mil atuantes na Paraíba e que também são optantes do Simples. Dessa forma, o estado possui 154.835 mil pequenos negócios registrados. No Brasil, conforme o levantamento do órgão federal, existem 7.984.849 milhões de MEIs, enquanto o total de micro e pequenos empreendedores é de 4.811.266 milhões. No total, o país registra 12.796.115 milhões de pequenos negócios.

Para o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, os pequenos negócios são fundamentais para a manutenção dos empregos e recuperação da economia nacional. “Os pequenos negócios são responsáveis por movimentar a economia do país e, portanto, não poderia ser diferente na Paraíba. No estado, 99% das empresas são pequenos negócios, o que mostra a força desse segmento para a economia local. Enquanto instituição que reconhece tamanha importância dos pequenos negócios, O Sebrae Paraíba pretende, em 2019, fortalecer ainda mais os empreendedores e potenciais empresários, com ofertas de mais cursos, workshops, consultorias e ações focadas no desenvolvimento territorial estratégico, como o TES e a instalação de mais Pontos de Atendimento Sebrae”, destacou.

Atualmente, o estado conta com dois Pontos de Atendimento Sebrae (PAS), sendo um em São Bento e outro em Princesa Isabel, este inaugurado no início do ano. Estão previstos mais quatro PAS a serem inaugurados ainda neste primeiro semestre, como forma de desenvolver e fortalecer os pequenos negócios, além de aproximar o Sebrae dos empreendedores e potenciais empresários em todos os recantos do estado. Além disso, o Sebrae possui 11 agências regionais no estado.

Em relação a geração de empregos, os pequenos negócios foram responsáveis pela criação de 6.117 postos de trabalho com carteira assinada na Paraíba em 2018, segundo pesquisa do Sebrae com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. No acumulado de 2018, as MPEs que mais geraram vagas de emprego formal na Paraíba, por setor, foram as ligadas aos Serviços, com 4.015 vagas; Comércio, com 1.913 vagas; e Agropecuária, com a geração de 569 vagas.