Novo governo e premiê tomam posse no Haiti - WSCOM

menu

Internacional

10/06/2006


Novo governo e premiê tomam

O novo governo do Haiti tomou posse no país em uma cerimônia que marcou a transferência oficial de poder da autoridade interina liderada pelos Estados Unidos para o gabinete do presidente René Préval.

O gabinete de 18 ministros é formado por membros de seis partidos diferentes e liderado pelo primeiro-ministro Jacques-Eduard Alexis.

Durante seu discurso, Préval destacou apoio de diferentes partidos ao seu governo e pediu unidade e “diálogo” para tentar diminuir a profunda divisão que existe no país.

O novo gabinete inclui vários membros do partido de de Préval, o Lespwa, e cinco outras legendas.

Dificuldades

A cerimônia da noite de sexta marcou o passo final de transferência de poder do governo interino que controlou o Haiti nos últimos dois anos, desde que um revolta em 2004 levou o presidente Jean-Bertrand Aristide a deixar o posto e se exilar na África.

Ainda durante seu discurso, Préval afirmou que a conquista de unidade nacional é fundamental para retornar a segurança ao país e permitir a retirada das forças de paz lideradas pelo Brasil.

“Diálogo permanente será crucial para a proteção nacional”, disse ele.

Para analistas políticos, os desafios do novo governo, em uma país extremamente pobre e dividido, são muito grandes e ainda é incerto em que momento o governo terá a capacidade de controlar a segurança sem a presença de tropas estrangeiras.

Notícias relacionadas