Nova Procuradora-Geral de Justiça toma posse em sessão solene neste sábado - WSCOM

menu

Política

26/08/2005


Nova Procuradora-Geral de Justiça toma

A procuradora Janete Ismael da Costa Macedo assumirá neste sábado (27), a partir das 18h00, a chefia do Ministério Público Estadual. Ela foi nomeada pelo governador Cássio Cunha Lima ao cargo de Procuradora-Geral de Justiça, em substituição a procuradora Maria do Socorro Diniz. A sessão solene de posse será no Auditório “João Bosco Carneiro”, na sede da Procuradoria Geral de Justiça.

Pela manhã será concelebrada uma Missa em Ação de Graças na Basílica Nossa Senhora das Neves, presidida pelo Monsenhor João Eudes, que deverá ser acompanhado pelos Monsenhores Aluísio Catão e Jaelson.

Na solenidade de posse, caberá aos procuradores Neyde Figueiredo Porto e Marcus Vilar Souto Maior introduzirem Janete Ismael ao Auditório “João Bosco Carneiro”, quando a nova Procuradora-Geral de Justiça prestará compromisso, prometendo defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição e as leis brasileiras.

O termo de posse será lido pela chefe do cerimonial do Palácio do Governo, Suzana Malta, sendo assinado em seguida pelo governador e pela empossada.

Janete Ismael será saudada pelo presidente da OAB-PB, José Mário Porto, e pelo procurador Agnello José de Amorim, que falará em nome do Colégio de Procuradores de Justiça da Paraíba. Antes, porém, a procuradora Maria do Socorro Diniz fará seu discurso de despedida da chefia do Ministério Público Estadual.

A sessão será encerrada com os discursos da procuradora-geral de Justiça empossada, Janete Ismael, e do governador Cássio Cunha Lima.

Perfil – A procuradora Janete Maria Ismael da Costa Macedo é natural do Município de Caiçara, deste Estado. Filha de Severino Ismael da Costa e de Bernadete de Carvalho Carneiro Costa, e contando com 12 irmãos, é casada com o também promotor de Justiça, Francisco Sagres Macedo Vieira, com quem tem três filhos: Danielle, Alba Lígia e Rodrigo.

Ela cursou o primário no Colégio das Lourdinas, o ginásio e o segundo grau no Lyceu Paraibano. Concluiu o Curso de Direito pela Universidade Federal da Paraíba no ano de 1975.

Foi nomeada em 1977 ao cargo de Promotor de Justiça Substituto, após ser aprovada em Concurso Público. Exerceu atividades nas Comarcas de Guarabira, Pirpirituba, Pedras de Fogo e na Capital.

Por 14 anos exerceu o Cargo de Secretária-Geral da Procuradoria-Geral de Justiça, nas administrações dos Procuradores-Gerais João Bosco Carneiro, Walter Mendonça da Silva Porto, Antonio Batista da Silva Neto e Júlio Paulo Neto.

Em 2001, foi promovida, pelo critério de merecimento, ao cargo de Procurador de Justiça. Ocupou ainda o cargo de Sub-Procurador-Geral de Justiça na gestão do Procurador-Geral de Justiça Dr. José Marcos Navarro Serrano.

Em março de 2002 figurou na Lista Sextupla, encaminhada pelo Ministério Público ao Tribunal de Justiça da Paraíba, para compor a reserva do quinto Constitucional e foi a primeira mulher incluída na Lista Tríplice do referido Tribunal, enviada ao Governador do Estado, para escolha do nome do Desembargador na vaga existente do Ministério Público.

Há 29 anos no exercício de suas atividades no Ministério Público, Janete Ismael participou de dois processos eleitorais para o cargo de Procurador-Geral de Justiça. No último pleito, finalizado no dia 27 de julho passado, integrou a lista tríplice, ao lado dos companheiros de chapa, Frederico Coutinho e Alexandre César, sendo escolhida e nomeada, para o cargo de Procurador-Geral de Justiça, pelo governador Cássio Rodrigues da Cunha Lima, através do Ato de nomeação nº 1237, publicado no Diário Oficial de 11 de agosto de 2005.

Notícias relacionadas