Nilo Ramalho e Efraim lançam em JP Guia do Eleitor Cidadão - WSCOM

menu

Paraíba

09/05/2008


Nilo Ramalho e Efraim lançam



Efraim e Nilo lançam Guia do Eleitor

O Guia do Eleitor Cidadão foi lançado nesta sexta-feira, 9, na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) pelo presidente do Tribunal, Nilo Ramalho, e pelo senador Efraim Morais (DEM) o Guia do Eleitor Cidadão.

Também estiveram presentes o corregedor regional eleitoral, João Benedito, os juízes Renan Neves e Carlos Sarmento, o diretor geral da secretaria do TRE-PB, Anésio Moreno, o deputado estadual João Gonçalves (PSDB) e do representante da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Paraíba (OAB-PB), Francisco Jackson Ferreira.

O desembargador Nilo Ramalho destacou a importância do voto consciente e garantiu que a cartilha será distribuída em todo o Estado, com a ajuda da Escola Judiciária Eleitoral (EJE): “O Guia é um instrumento a favor da Justiça Eleitoral, que vai facilitar muito o trabalho dos juízes. Vamos divulgar para todo o Estado, a partir da cidade de Sousa, na próxima semana”.

O juiz Renan Neves, que é vice-diretor da EJE, espera que com a cartilha, os eleitores e os partidos políticos se conscientizem e que haja diminuição do número de processos na Justiça Eleitoral.

O primeiro-secretário do Senado Federal, Efraim Morais, vê o Guia como uma contribuição significativa para melhorar a democracia. “O objetivo deste Guia é esclarecer nossos cidadãos, nosso eleitorado, de modo a tornar possível uma decisão coletiva mais sábia e justa”, afirmou o senador.

A cartilha é de leitura simples e fácil, na forma de perguntas e respostas, e oferece informações sobre os partidos políticos, a campanha eleitoral e os direitos e garantias do eleitor, visando as eleições de 2008. Após o lançamento em esfera nacional, a Paraíba é o primeiro Estado em que o Guia do Eleitor Cidadão está sendo divulgado.

O conteúdo didático do Guia foi desenvolvido por técnicos do TSE em parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), organismo criado no Senado Federal destinado à promoção e difusão de conhecimentos com vistas ao aprimoramento dos procedimentos legislativos e não possui caráter partidário.

O Guia está disponível na internet, nos sites do TSE (www.tse.gov.br) e do Senado Federal (www.senado.gov.br).

Notícias relacionadas