Mudanças nas rotas aéreas passam a funcionar nesta segunda-feira - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

30/07/2007


Mudanças nas rotas aéreas passam



Nova malha aérea, com cancelamentos e alterações, entra em vigor nesta segunda-feira

As alterações na malha aérea do País entram em vigor nesta segunda-feira com 58 vôos remanejados do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, além de cancelamentos por tempo indeterminado e algumas alterações de horários.

As mudanças nas rotas atendem à necessidade de desafogar o intenso tráfego no aeroporto da zona sul paulistana, colocado em xeque após o acidente do Airbus A-320 da TAM no último dia 17. Neste momento, o movimento nos aeroportos de São Paulo é normal.

Segundo a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), o terminal de Cumbica (Guarulhos) poderia ter um aumento de até 30% no número de vôos nos períodos mais tranqüilos do dia. Nos horários de pico – entre 7h e 10h e entre 21h e 23h – no entanto, o aeroporto estaria saturado e não teria como receber mais aeronaves.

O governo estima que seja necessário retirar cerca de 5 milhões de passageiros ao ano do Aeroporto de Congonhas. Cumbica seria capaz de absorver apenas 4 milhões a mais de passageiros.

A nova malha aérea é considereda provisória, vigorando apenas enquanto se estudam soluções definitivas para desafogar o tráfego intenso do terminal da zona sul da capital paulista. Ficou definido que, durante esse período, o aeroporto operará apenas nas seguintes rotas: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e cidades do interior de SP.

Situação nesta segunda – Neste momento, os aeroportos de São Paulo apresentam movimento tranqüilo, sem grandes filas. A companhia aérea TAM cancelou 39 vôos previstos para esta segunda-feira em Congonhas.

Todas as alterações que passam a funcionar nesta segunda-feira, porém, podem ser confirmadas nos sites das empresas aéreas.

Segundo comunicado oficial, a TAM decidiu transferir 30 vôos para Cumbica, além de suspender 10 e alterar o horário de onze. Apenas doze vôos serão operados em Congonhas.

A Gol, por sua vez, remanejou 22 partidas e chegadas para o Aeroporto de Guarulhos e cancelou 12 vôos por tempo indeterminado. Veja a lista completa. A Varig anunciou a suspensão de seis vôos. Com todos os vôos de Congonhas transferidos para Guarulhos desde o dia 18 de julho, a BRA informou que não previsões de mudanças.

Notícias relacionadas