MP confirma que Paraíba é rota para lavagem de dinheiro através de imóveis e veí - WSCOM

menu

Paraíba

06/04/2011


MP: PB é rota para lavagem de dinheiro

Aperto

O Ministério Público está montando uma estrutura para melhorar o combate ao crime organizado na Paraíba e inaugura nesta quinta-feira, 7, o Núcleo Criminal do Ministério Público. O procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro, justifica a medida confirmando que a Paraíba está inserida na rota da lavagem de dinheiro, por exemplo, além de outras irregularidades cometidas pelo crime organizado.

Trigueiro revelou que o Ministério Público investiu cerca de R$ 2 milhões na compra de equipamentos de inteligência para auxiliar na investigação. Além dos equipamentos, Trigueiro destacou o investimento na estrutura física do MP citando o Núcleo Criminal, o Centro de Apoio Operacional Criminal, que vai dar suporte a todos os promotores do Estado.

O procurador disse ainda que além da lavagem de dinheiro, que é feita através da compra de imóveis e veículos, o crime organizado está presente no estádio através da cartelização, principalmente de combustível e de gás; da ação de facções que comandam o crime de dentro dos presídios; do tráfico de drogas e da corrupção.

O Núcleo Criminal do Ministério Público da Paraíba, como será denominado, vai agregar a Comissão de Combate à Improbidade Administrativa e à Irresponsabilidade Fiscal (CCIAIF), o Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NCap), o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) e contará com 14 gabinetes para os promotores que atuam no Juizado Especial Criminal, os promotores criminais, os promotores do Tribunal do Júri e o Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais (Caop Criminal), que será coordenado pelo promotor de Justiça Guilherme Câmara.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participa da inauguração do Núcleo e do Encontro Nacional de Combate as Organizações Criminosas, onde vai proferir a palestra Políticas de Enfrentamento das Organizações Criminosas.

 

 

Notícias relacionadas