Morre no Rio o jornalista Marcos de Castro - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

23/09/2018


Morre no Rio o jornalista Marcos de Castro

Foto: autor desconhecido.

Morreu no Rio de Janeiro, aos 84 anos, o jornalista Marcos de Castro. Ele estava internado no Hospital Pró-cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul, e sua morte foi confirmada pela assessoria de imprensa da unidade médica na manhã deste domingo (23).

O velório será realizado na capela 6 do Cemitério São João Batista, em Botafogo, e o enterro está marcado para as 16h deste domingo.

Marcos Alexandre de Souza Aranha Mello Mattos de Castro nasceu em 1934 em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Começou a trabalhar como jornalista em 1958 e construiu sólida trajetória na imprensa brasileira.

Ganhador de dois prêmios Esso, o jornalista trabalhou no Jornal do Brasil, Jornal da Tarde, O Globo, O Dia, TV Globo, além das revistas Enciclopédia Bloch, Manchete e Veja Rio, entre outros veículos.

Licenciado em Letras Clássicas pela Faculdade Nacional de Filosofia da antiga Universidade do Brasil, Marcos de Castro também foi autor e tradutor de livros. Dentre suas principais obras, destacam-se Dom Hélder: Misticismo e Santidade, biografia de um dos maiores nomes da igreja católica no Brasil no século XX, e a tradução da Biografia São Luís, do francês Jacques Le Goff.

Marcos de Castro teve quatro filhos: Emanuel, Luísa, Lúcio e Mateus, sendo que dois deles, Emanuel e Lúcio, seguiram o ofício do pai.

G1