Modelo é alvo de racismo ao ter perfil invadido em rede social: 'Macaca' - WSCOM

menu

Brasil

10/02/2019


Modelo é alvo de racismo ao ter perfil invadido em rede social: ‘Macaca’

Foto: autor desconhecido.

Uma jovem de Guarujá, no litoral de São Paulo, enfrentou momentos de humilhação e revolta por conta de postagens em suas redes sociais. Após comemorar a conquista de uma bolsa de estudos em uma universidade, um homem a atacou em seu perfil pessoal chamando-a de ‘macaca’ e ‘baianinha’. O caso foi registrado na delegacia da cidade.

De acordo com a modelo Isabela Luiza, de 23 anos, a situação ocorreu na última semana. Ela fazia publicações em seu perfil no Facebook, que é público, quando começou a notar comentários ofensivos.

“Meus amigos começaram a comentar e brincar em um post que não tinha nada demais. De repente, ele começou a fazer comentários me menosprezando e, também, rebaixando o lugar onde e como eu trabalho, questionando meu grau de escolaridade”, contou ao G1.

Homem invadiu perfil de jovem de Guarujá, SP, e deixou comentários de cunho racista — Foto: Reprodução/Facebook

Homem invadiu perfil de jovem de Guarujá, SP, e deixou comentários de cunho racista — Foto: Reprodução/Facebook

Na última semana, Isabela recebeu a notícia de que passou, em segundo lugar, no vestibular de uma universidade particular da cidade onde mora para o curso de direito. Além da publicação que havia feito, o autor das ofensas também a atacou no post em que comemorava a conquista.

“Ficou questionando se era bacharelado, doutorado ou mestrado, rindo. Rebati dizendo que além de ser para direito, tinha dois empregos e me sustentava. Depois, algumas amigas e o meu irmão comentaram em seguida, rindo”, diz.

“Ninguém nunca havia me desrespeitado. Trabalho em dois empregos, moro sozinha e ajudo minha mãe. Comemorei o vestibular, pois consegui uma bolsa, uma oportunidade. Do nada ele começou a me menosprezar. Isso não é certo”, desabafa.

A repercussão negativa dos comentários fez com que o homem, então, partisse para a agressão verbal. Em um dos comentários, ele a chamou de ‘macaca’ e ‘baianinha pop’. Ele apagou as publicações, mas as ofensas foram salvas pelo irmão de Isabela.

Homem debochou de escolaridade de jovem de Guarujá, SP — Foto: Reprodução/Facebook

Homem debochou de escolaridade de jovem de Guarujá, SP — Foto: Reprodução/Facebook

“Minha primeira reação foi de querer apagar tudo aquilo. Eu senti vergonha. Mas muitos me disseram que aquilo era crime, racismo. Então decidi que iria denunciar”, contou. Ela registrou boletim de ocorrência por injúria na Delegacia Sede de Guarujá e, também, expôs a situação em seu perfil. Agora, ela espera que ele seja punido, e que outras pessoas não passem pela mesma situação.

“Se ele fez isso comigo, pode fazer com outras pessoas. Se é uma pessoa frágil, um comentário desse tipo pode causar um problema sério. Não denunciei só por mim, mas por outras pessoas, que tenham filhos negros ou que sejam negros e que possam passar pelo mesmo problema”, diz. “O que eu puder fazer para que ele não torne a fazer isso com outras pessoas, eu farei”, finaliza.

Isabela Luiza comemorou resultado de vestibular em universidade de Guarujá, SP — Foto: Reprodução/Facebook

Isabela Luiza comemorou resultado de vestibular em universidade de Guarujá, SP — Foto: Reprodução/Facebook

Globo Esporte