Ministro visita Cássio e acena com parceria no fornecimento de produtos para Áfr - WSCOM

menu

Economia & Negócios

16/08/2005


Ministro visita Cássio e acena

O secretário de Planejamento e Gestão, Franklin Araújo Neto, informou ao Portal WSCOM Online que a visita do Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, projeta a Paraíba como um fornecedor de calçados, vestuário e tecnologia para a África e Europa. Ele foi recebido nesta segunda-feira pelo governador Cássio Cunha Lima e secretários de Estado.

“A visita foi extremamente positiva, Cabo Verde se coloca como interposto para concretizar negócios efetivamente. É um país que importa sobretudo alimentos, mais uma gama imensa de produtos”, disse.

Franklin acrescentou que, em novembro, uma comitiva da Paraíba visitará Cabo Verde, ocasião em que acontecerá uma feira internacional. “Dessa forma estamos dando um passo seguro para consolidar esse estreitamente esse comercio entre Paraíba e Cabo Verde”, finalizou o secretário.

O secretário ressaltou a posição geográfica da Paraíba, em relação ao Nordeste, sendo a capital – João Pessoa – eqüidistante de Salvador e Fortaleza, o que facilita a distribuição de bens na região.

O ministro da Economia, João Pereira da Silva, revelou que o Brasil responde por 10% das importações do Cabo Verde e que o país depende da importação de produtos e serviços, por isso, há uma disposição de aumentar a freqüência dos vôos para o Nordeste brasileiro. Ele se interessou pela experiência do SEBRAE, que trabalha com micro e pequenas empresas.

Transporte marítimo é outra área de interesse porque o setor exportador brasileiro não oferece nenhum beneficio para os empresários do Cabo Verde. Eles querem um sistema de procedimentos que facilite os negócios entre os dois países. Granito, frutas e produtos farmacêuticos são alguns dos produtos que interessam ao Cabo Verde, que não faz exigências especificas para importar mercadorias e, atualmente, recebe o cimento escoado que sai do Porto de Cabedelo.

Notícias relacionadas