Mês da Mulher traz várias atividades no Busto de Tamandaré - WSCOM

menu

Paraíba

09/03/2019


Mês da Mulher traz várias atividades no Busto de Tamandaré

Foto: autor desconhecido.

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), abriu a programação especial para todo o mês na tarde desta sexta-feira (8), no Busto de Tamandaré. No evento, além de panfletagem, aula de dança e de defesa pessoal voltada para o público feminino, também teve realização da ‘Blitz 180’ e o lançamento do bloco “Sou mulher, quero viver”, ao som de muito frevo.
 
De acordo com a secretária da SEPPM, Adriana Urquiza, o trabalho voltado para mulher acontece durante todo ano. “O mês da mulher é um tempo de reflexão, de comemorar as conquistas já alcançadas e continuar lutando por mais respeito, dignidade e igualdade. Então nós preparamos, não só no dia da mulher, mas durante todo o ano, uma agenda de trabalho com várias atividades e ações voltadas para que a mulher possa refletir seu papel na sociedade, sempre estimulando seu protagonismo e independência. Hoje, pretendemos chamar a atenção e combater a violência contra a mulher, que vem crescendo a cada ano, e conscientizar a importância de não se calar e denunciar”, destacou.
 
O secretário municipal de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa (Semusb), Dênis Soares dos Santos, também participou da ação e coordenou a aula de defesa pessoal voltada para as mulheres. “Nosso objetivo é fazer com que a mulher possa se defender sozinha em um primeiro momento até a chegada das autoridades cabíveis. Infelizmente esse é um é perigo real que ocorre com muitas mulheres, então esse aulão de defesa feminina vai ensinar como se defender com técnicas fáceis, até usando uma cadeira ou até a própria bolsa”, informou.
 
A ação chamou a atenção de quem passava pelo local. Foi o caso da turista e empresária de Goiânia (GO), Marta Aldete Monteiro de Lima, que elogiou a iniciativa. “Toda ação que venha beneficiar nós, mulheres, é muito bem-vinda, principalmente quando o assunto é segurança, já que muitas sofrem com a violência. As mulheres já conquistaram muita coisa e ainda há muito pelo que lutar. A prefeitura está de parabéns em conscientizar as pessoas e ajudar as mulheres na nossa defesa pessoal e autonomia”, elogiou.
 
Atividades – Além da aula de defesa pessoal, quem passou pelo local pode participar de um aulão de dança ministrado pelo professor do Clube da Pessoa Idosa, mantido pelo Instituto da Previdência do Município de João Pessoa (IPM), Júnior Black. Também foi realizada panfletagem com material educativo e foi realizada a ‘Blitz 180’, que tinha como objetivo divulgar o número usado em todo país para denunciar a violência contra mulher. Tudo isso com a animação da orquestra “Unidos do Frevo”.
 
Parceiros – O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Guarda Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Instituto da Previdência do Município de João Pessoa (IPM), Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
 
Confira a programação completa:
Sexta – 8 de março
15h – realização da ‘Blitz 180’, onde pessoas e carros são parados para receber panfletos (180 é o número de emergência para mulheres). Terão ainda o lançamento do bloco ‘Sou mulher, quero viver’ e um aulão de defesa pessoal ministrada pela equipe da Secretaria de Segurança e Cidadania da PMJP.
19h – na Paróquia Santo Antônio de Lisboa, bairro de Tambaú, será feita a divulgação dos serviços da Secretaria de Mulheres e funcionamento da Rede de Enfrentamento a Violência – Mulheres transformando a história.
 
De quarta a sexta-feira (13 a 15)
8h às17h – Workshop de bonecas de Amigurumi, vestuário e decoração em crochê no Centro de Comercialização e Agricultura Familiar (Cecaf), no bairro José Américo.
9h às 12h – Feira de serviços e cuidados no Hall do Paço Municipal, no Centro da Capital. Atividade voltada para funcionárias do Paço e para mulheres do Shopping 4 & 400.
14h – palestra sobre Conquistas e Direitos das Mulheres e Políticas de Enfrentamento a Violência. A atividade será no Ortotrauma de Mangabeira e irá atender servidores e servidoras da unidade hospitalar.
 
Quinta (14)
10h – oficina lúdica de empoderamento feminino na Empresa A&C, no bairro José Américo.
 
Terça (19)
8h às 12h – palestra ‘Lugar de mulher é onde ela quiser’. Uma homenagem as mulheres com profissões predominantemente masculina. Será no Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado, em Jaguaribe.
 
Quinta (21)
9h – palestra ‘Seja você mesma em uma entrevista de emprego’. Dicas para mostrar todo o seu potencial neste momento. Será realizado na Casa do Empreendedor, na Vila Sanhauá.
 
Terça (26)
9h às 12h – no Pavilhão do Chá será realizada uma feira de serviços e cuidados voltada para profissionais do sexo e sociedade civil.
 
Quarta (27)
9h – Sarau com apresentações artísticas dos alunos da Rede Pública Municipal no Pavilhão do Chá. Eles farão apresentações mostrando o Dia Nacional do Circo, Dia Nacional do Teatro, comemoração do Mês da Mulher.
14h – no auditório do Paço Municipal haverá o workshop ‘Efetivação do acesso à justiça: estudo da mulher. O objetivo é oportunizar debate dos casos de violência doméstica, familiar e sexual com os operadores de direito.