Mercados: Investidores retomam negócios avaliando fala de Palocci - WSCOM

menu

Economia & Negócios

22/08/2005


Mercados: Investidores retomam negócios

Sem dados relevantes agendados para hoje, os investidores devem retornar do fim de semana avaliando a entrevista dada ontem pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Ele rebateu as denúncias de seu ex-secretário na Prefeitura de Ribeirão Preto (SP), Rogério Tadeu Buratti – que acusou Palocci de participar de um esquema de propina com empreiteiras quando era prefeito daquela cidade.

O ministro negou as acusações, afirmou que permanece no ministério, descartou alterações na atual política econômica e disse que a economia brasileira está “forte para qualquer turbulência”. A perspectiva é que o mercado reduza o nível de estresse demonstrado na última sexta-feira, quando agentes já consideravam a possibilidade de queda do ministro.

No âmbito econômico, os investidores avaliam o comportamento das projeções semanais apontadas no Boletim Focus. O levantamento vem mostrando reduções sucessivas das medianas de inflação para este ano e também para 2006. A pesquisa desta segunda-feira traz estimativas já influenciadas pela decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), de manter a taxa Selic em 19,75% ao ano, na última quarta-feira.

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) informa o resultado da balança comercial na semana passada e o Banco Central (BC) divulga nota à imprensa sobre a dívida pública mobiliária federal interna em julho.

No ambiente externo não há indicadores importantes agendados, mas os investidores acompanham o comportamento dos preços do petróleo e o andamentos dos índices em Wall Street.

Notícias relacionadas