Menino espanhol de 4 anos recebe transplante de cinco órgãos ao mesmo tempo - WSCOM

menu

Saúde

15/04/2011


Menino de 4 anos faz 5 transplantes

Luta

Foto: autor desconhecido.

Um menino espanhol de quatro anos está se recuperando bem de uma complicada cirurgia de transplante realizada. Em novembro passado, ele recebeu cinco novos órgãos durante a mesma operação: fígado, estômago, duodeno, intestino delgado e pâncreas. Após quatro meses de recuperação, ele deixou nesta sexta-feira (15) o Hospital Universitário La Paz, em Madri, na Espanha.

É a 17ª vez que esse mesmo hospital realiza um transplante múltiplo de órgãos, de acordo com o médico Gerardo Prieto, da Unidade de Cuidados Intestinais.

Segundo informações do jornal El Mundo, a vida do pequeno Ibai Uriarte começou a mudar em novembro do ano passado, quando ele passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor “muito grande” na região abdominal. O tumor, no entanto, era um parasita que tinha formado um enorme cisto.

De acordo com o jornal espanhol, o pequeno sofreu um acidente cirúrgico e ficou entre a vida e a morte. Ele foi levado, então, ao Hospital La Paz.

De acordo com o diário El País, os médicos disseram aos pais de Ibai que ele suportaria apenas dois ou três dias até receber novos órgãos. A criança, no entanto, conseguiu suportar três semanas. Foi quando uma família portuguesa resolveu doar os órgãos de seu filho pequeno, que tinha morrido de uma doença cerebral.

Ao deixar o hospital nesta sexta, o pai de Ibai, Javier Uriarte, agradeceu à família portuguesa que fez a doação de órgãos.

– Sem eles não seria possível fazer nada.

Ibai vai continuar sua recuperação em casa, mas sob acompanhamento permanente dos médicos.

Notícias relacionadas