MEC atribui conceito 5 ao curso de Gestão da Tecnologia da Informação do Unipê - WSCOM

menu

Paraíba

19/06/2018


MEC atribui conceito 5 ao curso de Gestão da Tecnologia da Informação do Unipê

Complexo de Tecnologia - CT do Unipê Foto Herbert Clemente

O curso tecnológico em Gestão da Tecnologia da Informação do Unipê foi reconhecido com conceito 5 pelo Ministério da Educação – MEC. A nota foi consagrada ontem (18), quando a Instituição recebeu o resultado da avaliação ministerial. Nesta avaliação, três dimensões foram analisadas: Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura.

Para Felipe Soares, coordenador de GTI do Unipê, a nota máxima atribuída pelo Ministério é um reconhecimento das qualidades do curso. “A proposta do Projeto Pedagógico foi muito elogiada. Além disso, as ações do curso nos âmbitos da pesquisaextensãoprojeto integrador e relacionamento próximo com o mercado foram enfatizados”, contou.

A estrutura oportunizada pela Fábrica de Software aos alunos para o seu desenvolvimento profissional foi um ponto forte na avaliação. “Faço um destaque para as parcerias acadêmicas com a Cisco, Microsoft e SAS. E também da inclusão dos cursos preparatórios para certificação na estrutura curricular. Todos esses pontos contribuíram para a demonstração da excelência acadêmica que o curso sempre prezou”, disse o professor. O curso de Gestão da Tecnologia da Informação – GTI do Unipê é o primeiro da Paraíba.

Futuro da GTI no Unipê

Agora, os planos para o futuro são promissores. “Iremos dar mais ênfase à internacionalização por meio da implementação de parcerias para o desenvolvimento de projetos com instituições de outros países”, afirmou. Segundo Felipe Soares, há também o intuito de possibilitar o intercâmbio de alunos e professores.

Atualmente, a graduação tecnológica desenvolve e tem participação em vários projetos. Entre eles, estão aFábrica de Software, gerenciada na estrutura do Escritório de Projetos do UBTech Office. Alguns projetos se alinham a interesses de integrar a sociedade no meio digital-tecnológico. São exemplos os projetos “Escola de Computação Solidária”, “Apoio à Inclusão de Digital” e “Clube de Programação”. Pesquisas, projetos integradores e eventos fazem parte do rol de atividades proporcionadas pelo curso aos seus estudantes.

“Todas essas ações juntas criam um ambiente propício ao desenvolvimento das habilidades do século 21. Elas estão relacionadas à inovação, criatividade, à capacidade de abstração e resolução de problemas”, explicou o coordenador.

Infraestrutura de GTI pelo Unipê

O curso de GTI do Unipê tem evoluído. “A infraestrutura está aprimorada, de uma maneira geral, incluindo as questões relacionadas à acessibilidade”, garantiu o coordenador. “Em relação ao curso, houve, nos últimos anos, a construção de um novo bloco de laboratórios, o Centro de Tecnologia”, lembrou Felipe Soares.

Nos últimos meses, ainda, houve a transferência da coordenação e seus ambientes para um espaço que, segundo o professor, é aderente às necessidades e à perspectiva de expansão dos projetos “Fábrica de Software” e “Apoio à Inclusão Digital”.

“Além disso, as novas bases digitais disponíveis no Centro de Informação têm uma bibliografia atualizada e abrangente”, acrescentou o coordenador.

Gestão da Tecnologia da Informação do Unipê

No Unipê, o curso de Gestão da Tecnologia da Informação possui um alinhamento muito forte com o mercado de trabalho. “Estamos formando profissionais realmente aptos a lidar com os desafios do ambiente corporativo”, disse Felipe Soares.

“Aqui, os alunos também são encorajados a empreender e isso tem contribuído para o aumento dos horizontes de atuação”, afirmou.

São competências desenvolvidas ao longo da graduação tecnológica: compreender os requisitos e as necessidades dos negócios das empresas; desenvolver estratégias tecnológicas para as empresas do setor público e privado; gerenciar a infraestrutura e os recursos humanos da área de Tecnologia da Informação, em empresas do setor público e privado; desenvolver novos modelos de negócios baseados em Tecnologia da Informação; aplicar os conhecimentos de forma independente e inovadora, respeitando princípios éticos, da sustentabilidade, de responsabilidade social e de acordo com uma visão crítica de sua atuação profissional na sociedade.

Vestibular

As inscrições para o Vestibular Unipê estão abertas e o curso de Gestão da Tecnologia da Informação está disponível. Outros cursos disponíveis na Instituição contemplam as áreas da saúde, jurídica, de negócios e tecnologia, como Ciência da ComputaçãoRedes de Computadores e Sistemas para Internet. A inscrição pode ser realizada por meio do portal vestibular.unipe.br. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para aCentral de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.

Notícias relacionadas