Mayra Aguiar é bicampeã mundial de judô e iguala feito de João Derly - WSCOM

menu

Mais Esporte

01/09/2017


Mayra Aguiar é bicampeã mundial de judô

EM BUDAPESTE

Foto: autor desconhecido.

Ao vencer a japonesa Ruika Sato, Mayra Aguiar não só garantiu a vaga na final do Mundial de Budapeste como tornou-se a maior medalhista do país na competição: cinco pódios ao todo. Mais que isso, minutos depois, passou por outra japonesa e voltou a fazer história. Derrotou Mami Umeki na decisão da categoria meio-pesado (78kg) e igualou o feito do também gaúcho João Derly. Agora, os dois são os únicos judocas do Brasil a serem bicampeões mundiais.

– Ele (João Derly) foi uma inspiração para mim, desde novinha. Estou muito feliz. Ainda não consegui entender o que aconteceu. Estava muito focada, me preparei muito para essa competição. Eu sabia o quanto é gostoso ser campeã mundial. E eu sou bicampeã mundial. Isso é demais, é muito bom – disse Mayra ainda ofegante após a decisão.

João Derly foi campeão mundial no Cairo (2005) e no Rio (2007). Mayra venceu em Chelyabinsk (2014) e em Budapeste (2017). O Brasil ainda conta com outros três campeões do mundo: Rafaela Silva (2013), Luciano Corrêa (2007) e Tiago Camilo (2007) – todos no Rio.

Essa foi apenas a segunda competição de Mayra Aguiar após a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro no ano passado. A gaúcha de 26 anos preferiu tirar um período sabático para descansar e focar nos treinamentos. Parece que deu certo. Ela voltou aos tatames no dia 18 de junho deste ano e venceu o Grand Prix de Cancun, no México. Nesta sexta, competiu de novo e levou o bicampeonato mundial dos meio-pesados.

A grande rival da brasileira na categoria, a americana Kayla Harrison, bicampeã olímpica e campeã mundial, anunciou sua aposentadoria após a Olimpíada do Rio.

Medalhas da Mayra em Mundiais
Medalha Mundial Ano
Ouro

Notícias relacionadas