Marília Mendonça grava participação no álbum de Gal Costa em música que compôs para a cantora baiana - WSCOM

menu

Música

06/08/2018


Marília Mendonça grava participação no álbum de Gal Costa em música que compôs para a cantora baiana

Foto: autor desconhecido.

As cantoras Marília Mendonça e Gal Costa se encontraram pela primeira vez no fim da tarde deste domingo, 5 de agosto, em estúdio da cidade de São Paulo (SP).

O encontro é histórico pelo fato de Marília – compositora hitmaker do universo sertanejo, projetada nacionalmente como cantora em 2015, 50 anos após a gravação do primeiro disco de Gal – ter gravado participação no álbum, A pele do futuro, que Gal lança em 21 de setembro.

Na presença de Gal, Marília pôs voz numa das 12 músicas inéditas que enviou para a cantora, a convite de Marcus Preto, diretor artístico do disco produzido por Pupillo.

Marília Mendonça e Gal Costa (Foto: Divulgação / Carol Siqueira)Marília Mendonça e Gal Costa (Foto: Divulgação / Carol Siqueira)

Marília Mendonça e Gal Costa (Foto: Divulgação / Carol Siqueira)

A composição se chama Cuidando de longe e é uma música típica do cancioneiro da sofrência – estilo do qual a goiana Marília é a principal expoente no Brasil pop sertanejo da atualidade – que, a pedido de Gal, o produtor Pupillo transformou numa disco-music-sofrência com a intenção de evocar I will survive (Freddie Perren e Dino Fekaris, 1978), o maior sucesso da cantora norte-americana Gloria Gaynor. A gravação da música Cuidando de longe traz as vozes de Céu, Filipe Catto e Maria Gadú no coro.

A improvável conexão de Gal Costa – voz-ícone da MPB projetada na segunda metade da década de 1960 – com Marília Mendonça aconteceu em voo de avião em 2017. Gal estava indo a um ensaio do show Trinca de ases – feito pela cantora com Gilberto Gil e Nando Reis de 2016 a este ano de 2018 – quando, já pensando no repertório do álbum que sucede Estratosférica (2015) na discografia de estúdio da cantora, comentou com Marcus Preto que queria gravar uma música no estilo de I will survive. Uma sofrência com final feliz ao som de uma batida de disco music.

Marília Mendonça, Marcus Preto e Gal Costa (Foto: Divulgação / Carol Siqueira)Marília Mendonça, Marcus Preto e Gal Costa (Foto: Divulgação / Carol Siqueira)

Marília Mendonça, Marcus Preto e Gal Costa (Foto: Divulgação / Carol Siqueira)

Na ocasião, a própria Gal cogitou a possibilidade de Marília mandar uma música para o álbum que começava a alinhavar. Com a sugestão, Marcus Preto fez contato com Marília, que enviou nada menos do que 12 músicas. A primeira que Gal ouviu, e escolheu de cara, foi Cuidando de longe.

A música já tinha sido gravada com a voz de Gal. Contudo, com o disco já em processo final de produção, surgiu a ideia de convidar Marília Mendonça para participar da faixa em dueto tão inusitado quanto histórico.

G1